AVC é a principal causa de morte do Brasil; veja como ajudar a vítima

Foto ilustrativa/ reprodução

Nesse sábado dia (29) de outubro é o dia mundial do (AVC) – Acidente Vascular Cerebral, e na presente data especialistas, entidades, o Ministério da Saúde e a Oganização Mundial de AVC (World Stroke Organization -WSO) estão na semana de conscientização sobre os riscos da doença. Considerado uma epidemia global que ameaça a vida, a saúde além da qualidade de vida do ser humano. 

Conforme dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, somente no mês de julho, o AVC matou 8.758 brasileiros, o equivalente a 11 óbitos por hora. 

No primeiro semestre deste ano, foram 56.320 vítimas fatais, número acima das mortes por infarto (52.665) e Covid-19 (48.865).   

Na Bahia foram 10.375 internações e 5.600 óbitos até agosto. Os dados são impactantes e reforçam a necessidade de cuidados para prevenção da doença. 

O AVC, também conhecido como derrame, é tratável, para isso é necessário reconhecer os sinais de alerta e encaminhar rapidamente o paciente para que ele receba o tratamento mais adequado, diminuindo potenciais sequelas. 

 Segundo estatísticas, 80% dos casos são isquêmicos, quando ocorre a obstrução ou redução do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral, causando a falta de circulação sanguínea em parte do cérebro.  

Entre os sinais de alerta mais comuns, estão: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; assim como confusão mental, alteração da fala ou da compreensão; alteração na visão, no equilíbrio, na coordenação, no andar; tontura e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente. 

O que fazer quando a pessoa está sofrendo um AVC? 

Segundo o Tuasaúde, geralmente, as pessoas que estão sofrendo um AVC não conseguem realizar as ações pedidas neste teste. Assim, caso isso aconteça, deve-se deitar a vítima de lado em um local seguro e chamar o SAMU ligando para 192, ficando sempre atento se a vítima continua respirando normalmente e, no caso de deixar de respirar deve-se iniciar a massagem cardíaca. 

____________________________________

Publicado em: 27/10/2022 – 20:29

Reprodução Achei Sudoeste com informações do Tuasaúde

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim