Carinhanha: Assentados denunciam extração irregular de madeira na fazenda Calsete para produção de carvão

Compartilhe >>

Em nota encaminhada ao site Alerta Bahia, na manhã desta quarta-feira dia (01) de março, os assentados do Assentamento Morro do Jatobá denunciaram a produção ilegal de carvão que vem sendo realizada na fazenda calsete, no município de Carinhanha, Oeste da Bahia.

Na nota o grupo diz que um homem que se diz servidor da fazenda está há anos extraindo madeira para fazer cercas e também para a produção de carvão vegetal.

Veja abaixo a nota na íntegra

NOTA DE INFORMAÇÃO SOCIAL – 02/2023. 

 Os representantes do Assentamento Morro do Jatobá vêm informar a toda comunidade do Município de Carinhanha que ontem a Polícia Florestal compareceu na cidade e foram procurados pelos representantes do Assentamento Morro do Jatobá para apurar os crimes ambientais praticados pelo suposto funcionário da Fazenda Calsete Indústria Comércio e Serviços LTDA.

Os Acampados vinham fiscalizando a conduta do criminoso ambiental ALAN PEREIRA DE OLIVEIRA, suposto funcionário da Empresa Calcete, como se apresentava para as pessoas que o conheciam. O Suposto funcionário vem agindo desde 2015 com vendas ilegais de madeiras para construir cercas com as LASCAS, ROLICINHOS E TRONCOS de aroeira e mussambé, não satisfazendo com as praticas criminosas de venda de madeira, também passou a produzir CARVÃO ILEGAL dentro e fora da fazenda com as madeiras de Lei.

Pelo suposto funcionário foi vendido madeiramento das casas da fazenda e especialmente da sede da Fazenda Lagoa dos Portácios, vendendo toda estrutura de fornos deixado pela antiga administração da Fazenda onde o mesmo informa à comunidade que tinha autorização da Fazenda para tais práticas ambientais e criminosas.

Vale informar que o mencionado funcionário da Fazenda foi denunciado pelos moradores circunvizinhos do imóvel ao IBAMA e à Secretaria de Meio Ambiente do Município de Carinhanha, Bahia, desde 2015.

Atualmente, no mês de janeiro de 2023, o mesmo tocava duas frentes de carvoeiras ilegais dentro da Fazenda que parrou só depois da ocupação da Fazenda pelos associados do Morro do Jatobá. A Polícia Florestal agiu de forma operacional e derrubou todos os fornos de propriedade de Alan Pereira de Oliveira. Carinhanha, Bahia, 01 de março de 2023.

_______________________________________

Publicado em: 01/03/2023 – 12:16

Da redação 

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim