
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Vitória da Conquista se mobilizou para tentar salvar sete exemplares de paineira-barriguda, árvores conhecidas pelo tronco “intumescido” que armazena água, que foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR‑116. As espécies estavam sendo transportadas de forma irregular para um viveiro em Minas Gerais.
A apreensão ocorreu no dia 29 de agosto e nesta sexta-feira, 12 de setembro, a Semma realizou o transplantio das árvores no Parque Municipal Lagoa das Bateias. O espaço foi escolhido como ideal para o transplantio das barrigudas devido à umidade, espaço adequado e boa incidência de sol.
As paineiras-barrigudas são espécies valiosas não apenas pela beleza ou valor comercial, mas também por seu papel ecológico: armazenam água em períodos de seca, ajudam no equilíbrio do ecossistema e oferecem abrigo e alimento para a fauna local.
Esse tipo de crime ambiental não é novo na região. Em Serra de João Alves, município de Malhada, práticas parecidas de retirada e comercialização irregular de paineiras-barrigudas também foram barradas pela Secretaria de Meio Ambiente local.
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
_______________________________________________
Publicado em: 12/09/2025 – 20:31
Da Redação
