
Cerca de 60 pessoas, aprovadas no concurso público da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizaram um protesto contra a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que suspendeu a nomeação dos candidatos convocados. A manifestação ocorreu em frente à sede da Embasa, em Salvador, reunindo candidatos que aguardavam assumir seus cargos após aprovação no certame realizado em 2022.
A suspensão impacta profissionais de diversas áreas, incluindo assistente de saneamento, operador de processos de água e esgoto, técnico em edificações, técnico em eletromecânica e analista de saneamento (engenheiros, advogados e administradores).
A Embasa alega que o cumprimento das decisões de nomeação poderia comprometer sua saúde financeira, com custos adicionais que poderiam chegar a R$ 226 milhões por ano até 2029. No entanto, o grupo de aprovados, rebate a justificativa e argumenta que não haverá impacto financeiro, pois as contratações apenas substituirão a mão de obra terceirizada pelos concursados.
O governo do estado e a empresa ainda não se pronunciaram oficialmente sobre os próximos passos, mas os candidatos seguem mobilizados, buscando garantir o direito à nomeação.
__________________________________________
Publicado em: 28/03/2025 – 19:02
Informações: Correio 24 horas
Da Redação