
O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Carinhanha, no oeste da Bahia, concedeu entrevista para a imprensa regional, através do site Alerta Bahia para falar sobre a taxa de esgotamento sanitário da cidade, já que havia em alguns comentários de usuários, o questionamento, se não tinha como haver redução na taxa mínima.
Diante disto, a reportagem solicitou informações sobre, e Damião mostrou a porcentagem da cobrança, fez comparações e falou até mesmo se tinha a possibilidade de isenção.
Quanto a isenção o diretor logo respondeu que é impossível, e afirmou que se for retirada a cobrança, obviamente o serviço vai ser extinto, pois, o valor arrecadado é que custeia a manutenção do sistema.
O SAAE além de relatar que todas as cidades vizinhas, que contam com o serviço, tem a mesma cobrança, mostrou que são taxas maiores e também fez um comparativo do valor cobrado em Guanambi pela EMBASA e em Serra do Ramalho, pela empresa privada Aguas de Serra, uma taxa de 80%, enquanto Carinhanha é cobrado 50%.
“Hoje além de nós cobrarmos a menor taxa, prestamos um serviço que agrada a maioria da população carinhanhense, pois ninguém ver esgoto derramado em ruas da cidade, como se ver em Guanambi e em outras cidades”, relatou Damião.
“O saneamento básico demanda vários serviços, equipamentos e suporte, por isso, não dá para realizá-lo sem ter gastos. Gastamos com servidores, serviços e mão de obra, equipamentos, até mesmo outorgas e licenciamentos”, esclareceu Damião.
Assista no vídeo abaixo, a entrevista na íntegra!
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
______________________________________________
Publicado em: 17/03/2025 – 11:08
Da Redação