Alerta Bahia
Destaque

Após chapa de Pí do Luana ser suspensa, vereadores devem não comparecer a sessão para não haver eleição em Carinhanha

Vereador Renaldo do Frota e os vereadores Ronaldo Cassiano, Dr. Woshington e Marcelo Falcão/Alerta Bahia

A briga pela presidência do poder legislativo de Carinhanha, oeste da Bahia aumenta gradativamente, de acordo o dia da eleição se aproxima.

Nessa segunda-feira dia (17) de dezembro, uma liminar, expedida pelo juiz Substituto da Comarca de Carinhanha, Roberto Paulo Prohmann Wolf suspendeu a candidatura da chapa 1, presidida por Adirlan Soares Cardoso (Pí do Luana) do PP, após um vereador da chapa 2, Valdir Moreira Gonçalves (P C do B) alegar à justiça que Pí do Luana teria protocolado sua chapa fora do tempo determinado pelas normas da casa.

Segundo consta na decisão, o horário limite para registro da candidatura era as 17h00min, e Adirlan teria registrado as 17h05min.

Segundo apurou o Alerta Bahia, a decisão do magistrado cabe recursos, e a chapa de Adirlan já está recorrendo da decisão.

Com a liminar que impede Pí do Luana na disputa, Evania de Jadinha ficaria com a chapa única, onde provavelmente se elegeria na sessão de eleição dessa terça-feira dia (18/12), porém o que deve estar tirando o sono do grupo do prefeito, ou seja da chapa de Evania de Jadinha, é que sem vereador suficiente para quórum não há eleição e consequentemente não há vitória.

O regimento da casa é claro quando diz que ‘para haver qualquer eleição é preciso haver um quórum de metade mais um (Maioria)’, ou seja, é necessário contar com a pre sença de 06 dos 11 vereadores para ter votação, e Evania só tem 04 parlamentares, quantidade insuficiente para se eleger, e pelo que parece, essa será a estratégia do grupo do vice-prefeito, ou seja da chapa de Pí.

Hoje é um dia importante, tá na véspera de eleição de chapa única, disse que uma chapa foi suspensa, más eu não acredito que se elege um presidente de câmara ou uma presidente com quatro votos, então amanhã nós vamos ver esse plenário aqui com quatro vereadores para eleger uma presidente de câmara”, disse de forma irônica o vereador Renaldo do Frota.

De acordo com a ideia dos vereadores da chapa de Adirlan, como não se realiza eleição com menos de 06 vereadores, os edis de oposição a chapa de Evania não irão comparecer, sendo assim a eleição não se realizará, a presidente e candidata à reeleição terá que convocar uma sessão extraordinária para uma outra eleição, e novamente os vereadores não comparecerão, até que a presidência da vereadora vença no final desse mês, e assim, somente a maioria absoluta poderia solicitar uma extraordinária.

Quem ganha eleição de câmara é quem tem votos, e não desse jeito que eles querem ganhar”, disse Pí do Luana.

Evania disse que aguardará as águas correrem, para ver o que acontecerá.


Post – 18/12/2018 – 06:28

Notícia de Carinhanha/BA

 

Por: David Porto

Publicações Relacionadas

Homem que destruiu frente da delegacia de Carinhanha tem prisão convertida para preventiva

David Porto

Idoso de 71 anos é preso em flagrante após atingir duas pessoas com golpes de facão em briga na zona rural de Guanambi

David Porto

Homens são conduzidos com cocaína em Bom Jesus da Lapa

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies