Alunos do Colégio Estadual Velho Chico desenvolvem projeto interdisciplinar sobre a história de Carinhanha e o bicentenário da Bahia

Alunos do ensino médio do colégio estadual Velho Chico, em Carinhanha, no oeste da Bahia, fizeram um trabalho escolar (projeto interdisciplinar), que abordou a história de Carinhanha e o bicentenário da Bahia.

O conteúdo abordou importantes eventos do brasil ao município de Carinhanha. Os alunos iniciaram uma discussão sobre o Brasil (escrito com z), referenciando uma música “Querelas do Brasil”, interpretada pela cantora Elis Regina, fomentando a valorização da cultura brasileira, a visão estereotipada do Brasil, os valores e as crenças. As reflexões fazem um caminho do Brasil para Bahia até chegar à cidade de Carinhanha.

O documentário foi elaborado e concluído dia 16 de agosto, véspera do aniversário da cidade de Carinhanha, que é 17/08.

Veja no documento abaixo a íntegra do trabalho!

DO BRAZIL, BRASIL A CARINHANHA/BA: memórias do nosso sertão

Carinhanha/BA

Agosto/2023

INTRODUÇÃO

Com vistas para o (re) conhecimento do território baiano, com perspectiva de culminar o bicentenário da Bahia, bem como os 114 anos do município de Carinhanha, a Área de Linguagens e suas Tecnologias do Colégio Estadual Velho Chico desenvolveu um projeto interdisciplinar que perpassa o currículo escolar e dialoga para além das disciplinas isoladas e de áreas afins, uma vez que coloca em prática um conjunto de ações desenvolvidas pelos educandos a partir das vivências, resgatando valores e refletindo sobre as experiências de nativos e pessoas experimentadas pelos mais diferentes trabalhos.

O projeto “Do Brazil, Brasil a Carinhanha/BA”, inicia fazendo uma discussão sobre o Brasil (escrito com z), referenciando uma música “Querelas do Brasil”, interpretada pela cantora Elis Regina, fomentando a valorização da cultura brasileira, a visão estereotipada do Brasil, os valores e as crenças. As reflexões foram destinadas fazendo um caminho do Brasil para Bahia até chegar à cidade de Carinhanha, proporcionando aos alunos uma aproximação maior entre a teoria discutida na escola e o seu cotidiano.  Dessa forma, o objetivo desse trabalho concentrou em valorizar a cultura do território baiano, com vistas para o bicentenário da Bahia, reconhecendo sujeitos que corroboraram para o desenvolvimento do município de Carinhanha.

METODOLOGIA

O projeto foi trabalhado por todos os professores da Área de Linguagens em parceria com a Área de Ciências da Natureza. Esse processo teve início um mês antes da primeira culminância, de forma que os educandos pudessem compreender a proposta e realizar as produções. Essas atividades foram desenvolvidas em duas etapas:

Etapa 1: Aquarelas da Bahia[1] – culminada em 5 de julho de 2023. Neste momento, foram desenvolvidas várias atividades abordando sobre a Bahia, uma vez que a Independência acontecera em 2 de julho. As atividades desenvolvidas neste dia foram subdivididas nos turnos matutino, vespertino e noturno, sendo: Hino da Independência da Bahia cantado por um coral formado pelos alunos; Jornal literário: encenação de entrevista com o escritor Gregório de Matos; Releitura do poema “Navio Negreiro”; Desfile dos personagens do livro “Capitães de Areia” de Jorge Amado e desfile dos vaqueiros; Sabores da Bahia: exposição e degustação de comidas típicas; Danças regionais baianas; Exposição dos Escritores baianos, empreendimentos e cooperativas da Bahia, bem como pessoas famosas; apresentações da fauna e da flora baiana. E encerramentos com os talentos dos alunos cantores do colégio.

Etapa 2: Pérolas de Carinhanha/BA[2] – cuja realização aconteceu dia 15 de agosto de 2023, próximo do aniversário da cidade. As ações foram todas voltadas para o município, uma vez que a proposta era de (com) memorar a diversidade do lugar, do povo, da cultura, e das histórias que muito enriquecem a sociedade carinhanhense. Desse modo, as práticas foram: Apresentação por vídeo do Hino da Independência da Bahia traduzido em Libras por alunas. Apresentação do Hino de Carinhanha cantado por um discente e com interpretação simultânea em Libras feito por alunos e professora; Desfile das pérolas de Carinhanha (pessoas que foram homenageadas pelos alunos devido as contribuições feitas pelo município) e desfile do empoderamento da mulher vaqueira carinhanhense e baiana; Reprodução do vídeo feito com Honorato Ribeiro e vídeo da toada; Sabores de Carinhanha: exposição e degustação de comidas típicas do município; Apresentação de chás medicinais cultivado na região; Declamação do poema de Cícero Porto; Pega do boi e entrevista com o vaqueiro. Peça teatral; Reprodução dos vídeos “história de pescador”, produzido por alunos com pescadores da cidade; Reprodução do vídeo elaborado pelos alunos através da releitura da fotografia, homenageando sujeitos que de algum modo fez parte no desenvolvimento e crescimento da cidade. Por fim, um bate bola com o professor e diretor da instituição, Professor Alberto, compartilhando vivências, recordando as memórias de uma sociedade simples, mas de grande riqueza cultural.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante das atividades propostas, percebemos o quanto é enriquecedor trabalhar com os elementos que nos pertencem, conhecer nossa história, nosso povo, nossas memórias, viajar por décadas atrás e poder reconhecer as influências que os patriarcas e as matriarcas fizeram pelo município e como cada memória ainda está presente no povo. Essas ações proporcionaram aos jovens educandos e toda a comunidade escolar a valorização do pertencimento e da territorialidade, descobrindo apenas uma pontinha do tesouro escondido há 114 anos, e que de lutas e emoções vividas pelo município, Carinhanha vem construindo seu legado, provocando admirações pela gente que por ela passa.


CLEITON COUTO

ELISIANE S. SOUZA S. COSTA

FABRÍCIA RUBEM

IVETE EVANGELISTA DIAS MOURA

MAGDA PEREIRA LIMA

MARCELA BRANDÃO

MARIA JOSÉ OLIVEIRA

PRISCILA GUSMÃO COSTA

WESLEY BRUNNO NASCIMENTO

______________________________________________

Publicado em: 21/08/2023 – 18:40

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim