Alerta: Radialista, motorista, dona de casa e demais pessoas são diagnosticadas com dengue em Carinhanha

Compartilhe >>

Quando a população se mobiliza contra o grande vilão ‘Coronavírus’, um outro já adentra na cidade de Carinhanha, oeste da Bahia com força e disposição para alcançar muitos moradores.

Foi informado ao site Alerta Bahia dentre os últimos dez dias que várias pessoas já foram alcançadas pelo mosquito Aedes aegypti, o popular mosquito da dengue, e grande parte no bairro São Francisco, bairro número 1 em casas e lotes abandonados e mal cuidados.

Nos últimos quinze dias, várias pessoas disseram que contraíram a doença na cidade de Carinhanha, entre esses, um radialista e seus dois filhos, três donas de casa, um comerciante e outros mais.

Nas redes sociais internautas já demonstram receio do mosquito e suas doenças, e vale salientar que o mosquito da dengue é o mesmo que transmite a chicungunha, zika e a febre amarela.

O Alerta Bahia buscou um relatório com dados atuais de casos notificados e confirmados das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti junto ao coordenador de vigilância em saúde Valternan Almeida, porém os dados devem ser disponibilizados na sexta-feira dia (24) de abril, quando os relatórios dos PSFs são encaminhados ao setor.

Valternan informou que o serviço de combate e prevenção da dengue não parou e alertou que todos aqueles que apresentarem os sintomas das doenças devem procurar o PSF para que seja feita a solicitação do exame, realização e posteriormente a confirmação se o paciente está ou não com a doença. Esse procedimento é super importante, pois a partir de então caso seja confirmada a infecção a equipe de vigilância irá até a área fazer um serviço de combate contra o mosquito.

Tem muita gente que fala “eu estou com dengue”, porém não procura o posto de saúde para poder fazer a coleta do material o mais rápido, onde está saindo resultado positivo agente está indo na casa do paciente e nos arredores para fazer todo um serviço”, disse o coordenador de vigilância à saúde.

Uma tecla super importante que sempre deverá ser batida, tanto para a gestão pública, quanto para a população, é que devemos observar com olhares mais fixos para esses lotes abandonados, onde o mato está cobrindo as cercas e muros, também as casas abandonadas, já que maioria dessas dão abrigo para o mosquito em garrafas velhas, copos, embalagens e toda superfície que acumule água.

__________________________________________________________________________________________

Post – 22/04/2020 – 22:04

Por: David Porto

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim