Alerta: Homem morre por complicação com a leishmaniose visceral (Calazar) em Carinhanha 

Imagem ilustrativa de efeitos da leishmaniose visceral (calazar)

O município de Carinhanha, no Oeste da Bahia, registrou um óbito em decorrência da leishmaniose visceral (Calazar), na última sexta-feira dia 09 de setembro. 

Este é o primeiro caso de vítima fatal este ano, mas segundo a vigilância epidemiológica, são muitos os casos de cães positivos na cidade. O que se torna uma grande preocupação. 

O óbito foi de um homem de 46 anos, morador do Bairro São Francisco, na sede. Ele era etilista (alcoólatra) e depois de ter dado entrada no hospital municipal pela primeira vez, queixando: febre, anemia alta e perca de peso, o mesmo acabou evadindo da unidade, e quando retornou já foi levado pelo SAMU em estado já avançado da doença, onde apresentava também convulsões e com um tempo evoluiu à óbito na unidade. 

O setor da saúde informou ainda que existe um outro paciente hospitalizado com a doença, mas que está reagindo bem ao tratamento. 

A leishmaniose visceral (Calazar) é considerada perigosa, e como no caso divulgado acima, ela pode levar à morte. Sendo assim, as autoridades pedem que proprietários de cães solicitem a testagem de seu animal para não pôr a sua família e a família de vizinhos a risco, e caso o teste dê positivo não resista em entregar o animal para a vigilância.

Leishmaniose Visceral Canina ou Calazar é uma doença transmitida pelo Mosquito Palha infectado aos cães. Veja como prevenir e controlar a Leishmaniose Canina.

A Leishmaniose Visceral é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania. Existem dois tipos principais de leishmanioses: a tegumentar e a visceral. A Leishmaniose Visceral Canina ou Calazar, é transmitida aos cães principalmente por meio da picada de um flebótomo, conhecido popularmente como mosquito palha.

Mas afinal, o que é a Leishmaniose Visceral Canina? Como prevenir? Existe cura ou tratamento? Vamos te responder isso e muito mais neste artigo.

Leia mais sobre a doença clicando AQUI

___________________________________

Publicado em: 13/09/2022 – 07:00

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim