Alerta Bahia
Plantão Alerta Bahia

Alerta da OMS, narguilé é mais prejudicial que cigarro

Foto: Reprodução

Entrou em alerta pela (OMS) – Organização Mundial da Saúde os riscos de uma forma de tabagismo que tem atraído muitos jovens brasileiros inclusive da nossa região.

Trata-se do narguilé ou narguilê, uma peça que tem aparência de um simples vaso, mais com um mecanismo que recebe um carvão em brasa para queimar o fumo aromatizado se torna um grande vilão.

Um estudo comprovou que o narguilé é mais prejudicial que o tradicional cigarro e a (ANVISA) – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária está querendo proibir que fumos e cigarros aromatizados cheguem às mãos dos consumidores, uma forma de tornar o tabagismo menos atraente no Brasil.

Segundo os dados da pesquisa da OMS, uma rodada do narguilé equivale a 100 cigarros, e o aparelho é capaz de gerar (100) vezes mais alcatrão, (04) vezes mais nicotina e (11) vezes mais monóxido de carbono que o cigarro.

Segundo uma médica, maioria dos jovens acredita que a água vai purificar e tirar todos os metais pesados, mas infelizmente não.

Criado na Índia no século XVI, o narguilé contém nicotina em sua composição, o que causa dependência. Em caso de uso compartilhado das mangueiras do aparelho, aumentam-se os riscos de transmissão de doenças como herpes, hepatite C, tuberculose e além de dependência ainda causa o temido Câncer.


 

Post – 15/03/2018 – 10:23

 

Redação: Alerta Bahia

Edição: David Porto

Publicações Relacionadas

Justiça solta Ex-delegado de Carinhanha Nilo Ebrahim

David Porto

Prédio desaba em São Paulo após incêndio

David Porto

Bom Jesus da Lapa: Oficina é Incendiada por Vingança a Parente Morto

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies