
Entrou em alerta pela (OMS) – Organização Mundial da Saúde os riscos de uma forma de tabagismo que tem atraído muitos jovens brasileiros inclusive da nossa região.
Trata-se do narguilé ou narguilê, uma peça que tem aparência de um simples vaso, mais com um mecanismo que recebe um carvão em brasa para queimar o fumo aromatizado se torna um grande vilão.
Um estudo comprovou que o narguilé é mais prejudicial que o tradicional cigarro e a (ANVISA) – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária está querendo proibir que fumos e cigarros aromatizados cheguem às mãos dos consumidores, uma forma de tornar o tabagismo menos atraente no Brasil.
Segundo os dados da pesquisa da OMS, uma rodada do narguilé equivale a 100 cigarros, e o aparelho é capaz de gerar (100) vezes mais alcatrão, (04) vezes mais nicotina e (11) vezes mais monóxido de carbono que o cigarro.
Segundo uma médica, maioria dos jovens acredita que a água vai purificar e tirar todos os metais pesados, mas infelizmente não.
Criado na Índia no século XVI, o narguilé contém nicotina em sua composição, o que causa dependência. Em caso de uso compartilhado das mangueiras do aparelho, aumentam-se os riscos de transmissão de doenças como herpes, hepatite C, tuberculose e além de dependência ainda causa o temido Câncer.
Post – 15/03/2018 – 10:23
Redação: Alerta Bahia
Edição: David Porto
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- CODEVASF apresenta projeto para fortalecer a agricultura irrigada de Serra do Ramalho - 17/04/2025
- Moradores lamentam fechamento da agência do Bradesco na cidade de Iuiu - 17/04/2025
- Polícia Civil indicia nutricionista que receitava anabolizantes para fisiculturista malhadense morto após infarto em Goiânia - 16/04/2025