Alerta Bahia: Carinhanha registra mais um caso de Calazar; sétimo caso confirmado

Compartilhe >>

Procedimentos/Foto: Secretaria de Saúde

Ainda se tratando do surto de Leishmaniose Visceral (Calazar) que foi registrado na cidade de Carinhanha, oeste da Bahia, nessa quinta-feira dia (25) de outubro, mais um caso da doença foi confirmado, no Bairro São Francisco, sede do município.

A reportagem conversou com o coordenador de vigilância a saúde sanitária e epidemiológica, Valternan Almeida, segundo o mesmo, diversas providências estão sendo tomadas por parte do setor, entre elas a termonebulização que vem ocorrendo em toda cidade, interrompida em alguns dias por conta das chuvas, más que pretende finalizar toda área o mais rápido, os testes em cães, também captura dos animais soltos nas ruas, borrifação, entre outros.

A leishmaniose é uma doença que pode demorar algum tempo para se manifestar, levando em conta, é possível que outros casos venham à aparecer. Fica o Alerta!, é importante que observem com atenção os sintomas da doença, principalmente a febre, que é um dos primeiros a chegar, e quando suspeitar procure o (PSF) de seu setor.

De acordo com dados fornecidos pela secretaria de saúde, de (19) de julho à (26) de outubro desse ano, foram trabalhadas 2258 casas, entre elas 1529 não tinha cães, 729 tinha o animal.

Durante todo serviço, foram realizados 953 testes, com 664 negativos e 290 cães suspeitos.

Ainda de acordo com os dados, foram realizados (05) procedimentos de pesquisa entomológica e (03) borrifações.

Com esse novo registrado, em Carinhanha já chega a (07) casos do Calazar confirmados nos últimos 4 meses, inclusive com uma morte.


Post – 31/10/2018 – 12:12

Notícia de Carinhanha/BA

 

Por: David Porto

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim