Alerta Bahia
Bahia Brasil Carinhanha Destaque Malhada Sudoeste

Ajuda do governo com insumos para produtores rurais que perdem seus animais com seca histórica chegará tarde de mais na região

A região sudoeste da Bahia, assim como demais partes do nordeste do Brasil, passou e ainda passa por momentos difíceis com a intensa estiagem provocada pelo El Ñino em 2023. Essa seca histórica já resultou na morte de milhares de animais, superior a 250 mil cabeças de gado na Bahia, segundo a FAEB, e cerca de 15 mil na região de Guanambi, sudoeste baiano e quem mais sente o prejuizo é o pequeno criador.

Imagem ilustrativa da situação do nordeste brasileiro na seca histórica de 2023/Foto reprodução da internet

Com o aperto da crise hídrica, os produtores uniram-se e fizeram reivindicações de urgência, “dando um grito” que só então a situação foi vista pelo governo, porém o problema é que esse grito já foi ouvido tarde, e a possível chegada da ajuda prometida pelos governantes, principalmente quanto aos insumos, que até o momento não chegou, chegará já atrasada, conforme opinião de vítimas.

Foi prometida ajuda através de um abastecimento de milho via Companhia Nacional de Abastecimento – (CONAB), já que o grão é um produto de grande importância na alimentação de todas as criações, da galinha ao bovino, mas, até o momento, pelo menos segundo o secretário de agricultura do município de Malhada, não se tem nem informações sobre como será a ajuda, tampouco quanto a sua chegada.

Em contato com o pecuarista, Luiz Carlos, que também conhece de perto as dificuldades do pequeno produtor, foi dito que realmente essa ajuda de insumos já chegará tarde demais, e que a ajuda agora deve ser financeira, para que as percas sejam amenizadas, pois o prejuízo do agricultor desse ano só será recuperada em no mínimo dois anos, isto se não houver outra crise semelhante.

Com as dificuldades, morte de animais e uso do dinheiro para compra emergencial de alimento para evitar a morte de todo o rebanho, o criador ficou sem possibilidades de cumprir com suas obrigações, principalmente com o banco, e uma prorrogação da dívida será uma ajuda que chegará ainda em tempo de tirar o homem do campo desse pesadelo.

Precisávamos ter reunido antes, de ter berrado antes para que o governo atendesse a tempo”, opinou Luiz Carlos.

______________________________________________

Publicado em: 27/12/2023 – 12:00

Da redação

Publicações Relacionadas

Indivíduo acusado de matar ex-namorada enquanto passeava com atual em SP é preso em Jacaraci-BA

David Porto

Eleições 2020: A partir desta terça-feira eleitor não poderá ser preso fora do flagrante ou sem alvo de sentenças criminais por crimes inafiançáveis

David Porto

Morreu nesta segunda-feira ex-primeira dama do município de Carinhanha

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies