Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Agricultora acusa presidente e mais dois membros do sindicato dos trabalhadores rurais por injúria racial em Carinhanha

A agricultora, Maria de Fátima Dias Bispo, de 67 anos, acusou três membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carinhanha, no oeste da Bahia, de injúria racial, e de tê-la submetido a forte constrangimento dentro do prédio da entidade. 

Segundo Maria de Fátima relatou na justiça, os crimes partiram do presidente do referido sindicato, o Virgílio Brito e dos ex-presidentes da referida unidade, João Lopes e Pedro Pereira Fernandes. 

Conforme na ocorrência e ação encaminhada ao judiciário, a idosa diz que no dia 15/03/2024, pela manhã, estava na sede do Sindicato para tratar de assuntos relacionados à sua condição de agricultora. Na ocasião, estava ocorrendo um evento direcionado a homenagear mulheres. E durante uma conversa entre o Sr. Virgílio Brito e o ex-presidente João Lopes, a agricultora mencionou a necessidade de receber a carteirinha do sindicato. Então, o Virgílio Brito respondeu que, após o evento, verificaria a situação. Em seguida, pessoas próximas ouviram e informaram que a carteirinha já estava pronta. O presidente, então, deu as costas e, enquanto se afastava, teria dito: “Vou guardar a carteirinha e não vou dar para essa negrinha.” Em ação ao judiciário a comunicante relata ainda que o João Lopes acrescentou: “qualquer coisa, manda ela para minha roça carregar tronco.”  

A comunicante relata que os crimes continuaram até 29/07/2024. Ainda informou que o Pedro Pereira Fernandes também participou da discriminação, fazendo comentários depreciativos e ofensivos sempre que a comunicante se dirigia ao sindicato. 

Ação foi encaminhada como injuria racial (art. 2°-a da lei 7.716/1989), que acontece quando alguém é alvo do crime de injuria, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional. 

O site Alerta Bahia tentou falar com Virgílio e com o João Lopes, porém as ligações não foram atendidas. O veículo não conseguiu o contato de Pedro Pereira.

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

_________________________________________

Publicado em: 08/08/2024 – 15:44

Da Redação

[adsforwp id="24222"]

Publicações Relacionadas

Jovem suspeito de participação em assalto que levou 75 mil reais em Carinhanha tem mandado de prisão temporária cumprido pela Polícia Civil

David Porto

Iuiu: Depois de desentendimento com marido, mulher se tranca com a filha de dois anos dentro de casa e ateia fogo

David Porto

Justiça bloqueia 72 mil reais em bens do prefeito de Candiba, que furou a fila da vacinação contra COVID-19

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies