Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – (ADAB) emite nota após detecção da gripe aviária no RS

Compartilhe >>

Gripe Aviária interdita propriedade no RS – Imagem reproduzida do UOL

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) divulgou, nesta terça-feira, 20 de maio, uma Nota Oficial após a detecção de um foco do vírus da Influenza Aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves comerciais no município de Montenegro (RS). Em resposta, o órgão intensificou ações de vigilância e reforçou os protocolos de bioseguridade em todo o território baiano.

Segundo o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, qualquer produtor que observar sintomas respiratórios ou neurológicos em aves, bem como casos de mortalidade, deve notificar imediatamente o escritório mais próximo da agência para que as medidas cabíveis sejam adotadas com máxima urgência.

“Nossas equipes administrativa e técnica seguirão o curso normal, com as atividades programadas de vigilância passiva e estão totalmente preparadas para agirem a qualquer notificação de sintomatologia respiratória e nervosa ou mortalidade das aves, que exigem o atendimento de emergência máxima”, afirmou o diretor.

Além da vigilância sobre aves comerciais, a Adab também está atenta a aves domésticas, silvestres e migratórias. O órgão coordena as ações por meio do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA), que já disponibilizou canais diretos para o recebimento de denúncias e notificações.

A doença é passível de muita atenção e se torna grave. Embora, segundo especialistas, a transmissão ao humano seria através do contato com os animais. Pois o vírus da gripe aviária não resiste ao calor, portanto, alimentos bem cozidos não transmitem a doença. A orientação é evitar produtos crus ou mal cozidos, como ovos com gema mole, medida já recomendada para evitar outras infecções alimentares, como por Salmonella.

Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!  

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos  

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

_______________________________________

Publicado em: 22/05/2025 – 19:43

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim