
Nesta quinta-feira (20), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ajuizou Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED), no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), com a intenção de revogar a expedição do diploma de Charles Fernandes Silveira Santana (PSD), que disputou às Eleições 2018 no cargo de deputado federal e foi diplomado na 1ª suplência da coligação, em sessão realizada na última segunda-feira (17).
Na última terça-feira (18), por 5 votos a 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a candidatura de Charles Fernandes (PSD) no cargo de deputado federal ao julgar recurso impetrado pela Coligação Unidos Para Mudar a Bahia. Com a decisão do TSE, o ex-prefeito de Guanambi, estaria apto a tomar posse como deputado, tendo em vista que, o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), que foi eleito, teve seu registro de candidatura indeferido pelo TSE e não poderá assumir o cargo.
Um advogado ouvido pela reportagem, alegou que, a nova ação ajuizada no TRE-BA pretende cassar o diploma baseado na decisão do TRE-BA, que condenou Charles Fernandes a inelegibilidade pelo prazo de 8 anos. “Esta é a principal ação para combater a diplomação”, explicou.
Conforme o comprovante de protocolo, a defesa do PSDB juntou nos autos, cópias da certidão de diplomação de Charles Fernandes, do Acórdão nº 613-2018 da condenação de inelegibilidade e da decisão do relator revogando a tutela de urgência.

Post – 21/12/2018 – 08:04
Notícia de Guanambi e Região/BA
Reprodução: Vilson Nunes
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Mulher e companheiro sofrem queimaduras após explosão de galão de gasolina dentro de quarto na zona rural de Carinhanha - 11/11/2025
- Carinhanhense acusado de matar jovem em caso que a mãe da vítima morreu após passar mal no júri é condenado a 24 anos de prisão em Guanambi - 11/11/2025
- Indivíduo mata namorada de 17 anos em conjunto habitacional de Sítio do Mato - 10/11/2025







