Segundo os moradores do pequeno povoado a bomba teve seu mangote de sucção preso em algo no fundo do rio, e de acordo o nível da água sobe, a bomba é forçada para baixo podendo afundar a qualquer momento.
Populares disseram ainda que já foram furtados do local alguns cabos que seriam usados em sua instalação.
Em um lugar aberto e no meio do mato as margens do São Francisco, os equipamentos estão desprotegidos tendo que ser vigiados por pessoas que habitam nas proximidades pra também não serem furtados.
Construído pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) no ano de 2011 com a parceria da prefeitura municipal, o projeto até hoje não atendeu nenhuma das 7 mil pessoas que seriam beneficiadas.
Já foram discutidas inúmeras vezes pela imprensa a situação que se encontra as subestações, estações de tratamento e armazenatórios do sistema. Bombas, tampas de suspiro e outros equipamentos já foram furtados.
Segundo os moradores, com a ação de fortes ventos, a caixa d’água de 20 mil litros que fica em Serra de João Alves a quase 20 metros de altura está prestes a cair.
Sobre o problema com o sistema de captação, no dia 17 desse mês o site Alerta Bahia conversou com o assessor de comunicação da (CODEVASF) relatando o problema, ele solicitou um e-mail detalhando o acontecido, esse e-mail foi enviado; porém até o fechar da matéria não obtivemos respostas, e o problema continua.
Veja Situação do sistema nas comunidades de Serra De João Alves e Riacho Seco
Post – 20/11/2017 – 10:35
Redação: Alerta Bahia
Edição: David Porto