Alerta Bahia
Destaque

Crime ambiental: Ibama apreende animais em extinção em criadouros irregulares no Norte de Minas

Agentes do Ibama encontraram nos criadouros espécies em extinção – Foto: Ibama/Divulgação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu em cidades do Norte de Minas, entre os dias 15 e 20 de outubro, cerca de 400 animais em criadouros considerados irregulares. Segundo o órgão, que divulgou o balanço das ações nesta terça-feira (30), 55 locais que abrigam animais silvestres foram vistoriados; 33 deles tiveram licenças ambientais suspensas. Os responsáveis foram alvos de 40 autos de infração, que totalizaram multas de R$ 768,5 mil.

A operação ocorreu nos municípios de Pirapora, Várzea da Palma, Buritizeiro, Brasília de Minas, São Francisco, Lontra, Japonvar, Minas Novas e São João da Ponte. Além de terem a licença ambiental suspensa, os criadouros flagrados com irregularidades poderão receber outras penalidades conforme rege legislação, segundo o Ibama. O órgão explicou que os relatórios de fiscalização serão encaminhados ao Ministério Público Federal para apuração de responsabilidade na área criminal.

 

Animais apreendidos

A suspeita é de que alguns animais seriam traficados pelos responsáveis dos criadouros. Durante a operação, 315 pássaros foram apreendidos, além de 4 jabutis, 2 papagaios e três periquitos-do-encontro-amarelo. Entre os pássaros apreendidos havia espécies ameaçadas de extinção, como o curió e o bicudo. Anilhas utilizadas como braceletes que identificam os animais também foram apreendidas por suspeita de adulteração ou falsificação. Aves sem anilhas e animais em condições de maus-tratos foram encontrados pelos agentes.

O Ibama informou ainda que foi constatada a entrega de 121 declarações falsas de nascimento de animais ao sistema de registro do órgão, quando o infrator declara o nascimento de um filhote no criadouro, mas o animal foi retirado de seu habitat por traficantes.

A fiscalização teve apoio de órgãos fiscalizadores da região do Norte de Minas e teve como alvo criadouros cadastrados no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass) do Ibama que apresentaram irregularidades. Todos os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Montes Claros.


Post – 31/10/2018 – 15:10

Notícia do Norte de Minas/BA

 

Reprodução: Aconteceu no Vale

Publicações Relacionadas

Alunos encontram jibóia no pátio de escola durante aula e causa alvoroço…

David Porto

Indivíduo é capturado por suspeita de tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa – Alerta Bahia

David Porto

Secretaria de turismo confirma Lordão e Psirico em Bom Jesus da Lapa

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies