Exame confirma que jovem Carinhanhense morreu com Leishmaniose visceral (Calazar)

Montagem: Alerta Bahia/Demais fotos reprodução da internet

A vigilância epidemiológica municipal informou a redação do Alerta Bahia que o exame feito na pré-adolescente carinhanhense Sabrina Rosa da Cruz, que faleceu no (HRG) – Hospital Regional de Guanambi no sábado dia (14) de julho confirmou que a menina morreu com Leishmaniose Visceral (Calazar).

Mediante a confirmação e os relatos do coordenador da vigilância, Valternan Almeida, a nossa reportagem localizou e conversou com a família de Sabrina para conhecer um pouco mais do caso.

Nessa segunda-feira dia (30) de julho fomos até o Bairro Alto da Colina, onde residia a jovem, na rua São João encontramos a residência da tia que há criou desde recém-nascida, quando Sabrina ficou órfão de mãe.

A senhora, do qual o nome será preservado nos contou como tudo começou, diante de seu relato, a menina que criou como filha acordou queixando de inchaço nos pés, à tarde foi até o hospital municipal Maria Pereira Costa (Dona Quinha) fazer exame, quando chegou lá foi atendida e o médico pediu a sua internação, durante o tempo foi passando a menina foi piorando, até que o hospital pediu regulação para o (HRG), o qual ela foi transferida na sexta-feira (13) às 19h30min.

Segundo os familiares, o quadro da jovem foi agravando, houve a parada dos rins e surgiram crises contínuas, junto com as crises chegaram as paradas cardíacas, onde a 4ª foi irreversível, levando a morte da menina de apenas 12 anos de idade na madrugada do sábado as 02h00min.

Questionado pela reportagem quais foram os cuidados tomados pela vigilância, Valternan disse.

Estamos desenvolvendo ações para coibir o problema. Não foi encontrado cachorro na residência da vítima, mas eles tinham um cão antes, existe a possibilidade de esse ter sido o vetor, mas Já foi providenciado exame e os testes nos demais irmãos da menina, também foram realizados três dias de pesquisa noturna na residência, estamos com cinco equipes rodando os bairros São Francisco e Alto da colina fazendo teste em todos os cachorros das residências”.

Valternan nos informou que caso algum teste dê positivo os proprietários podem solicitar a condução do animal até o canil municipal para realizar a coleta do sangue e envia-lo para o Lacen.

Familiares de Sabrina confirmaram que uma equipe foi na residência após a morte da menina, e confirma que foi feito teste em uma cadela da residência, mas deu negativo, confirmou também que tinha um outro cão, inclusive esse tinha um ferimento que não se cicatrizava, mas morreu anteriormente atropelado.

A outra menor de Carinhanha, residente no bairro São Francisco que está desde a mesma data se tratando em Guanambi, também teve confirmação de Leishmaniose.

A muito tempo a comunidade carinhanhense e a imprensa vem solicitando o auxílio do poder público para retirar diversos cães que perambulam pela cidade, inclusive alguns com aparência bastante suspeita, se tratando da doença.

Veja como foi a notícia da morte de Sabrina (Click Aqui)


 

Post – 30/07/2018 – 14:33

Notícia de Carinhanha/BA

 

Redação: Alerta Bahia

Edição: David Porto

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim