Alerta Bahia
Destaque

Nova lei pode liberar agrotóxico com potencial cancerígeno, diz Anvisa

Lei pretende mudar nome “agrotóxicos” para “defensores fitossanitários” (Foto: Nathalia Ceccon/Idaf-ES/Arquivo)

Potencial cancerígeno, desregulação dos hormônios, ativação de mutações e danos ao aparelho reprodutor são problemas provocados por nove agrotóxicos atualmente proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) (veja tabela abaixo). O órgão usa a lista com os efeitos e os nomes desses produtos para apontar o impacto que pode provocar uma eventual aprovação do projeto de lei que busca flexibilizar a Lei dos Agrotóxicos em tramitação no Congresso.

  • ‘Veneno na mesa’ ou modernidade? Tire dúvidas sobre impacto na saúde
  • Projeto de lei opõe ambientalistas e ruralistas; entenda

A Anvisa alega que a nova lei proposta estabelece que só devem ser proibidos agrotóxicos cuja avaliação apontem que eles têm “risco inaceitável”. Mas as nove substâncias vetadas usadas por ela como exemplo (Endossulfam, Cihexatina, Tricloform, Monocrotofós, Pentaclorofenol, Lindano, Metamidofós, Parationa Metílica e Procloraz) são consideradas de difícil avaliação. O órgão diz que em apenas uma delas foi possível determinar uma dose segura para uso, mas o uso desse mesmo produto – Cihexatina – já foi considerado inaceitável em seis países.

Com a meta de desburocratizar e acelerar o registro, o novo projeto de lei concentra a aprovação no Ministério da Agricultura e prevê a liberação de registros temporários, mesmo sem a conclusão da análise de órgãos reguladores. Por isso a Anvisa teme até mesmo que fabricantes dos nove produtos proibidos ou de outros com problemas similares usem a flexibilização da lei para conseguir que eles sejam usados nas lavouras.


Post – 27/06/2018 – 08:25

Notícia do Brasil

Por: G1

Edição: David Porto

Publicações Relacionadas

Distrito de Porto Agrário em Juvenília realiza primeira edição da Pega do Boi no Mato

David Porto

Eleição do Sindicato dos Servidores Públicos de Carinhanha tende a ir parar na justiça

David Porto

A reforma da delegacia de Carinhanha iniciou por conta de uma decisão do Juiz da comarca de Carinhanha que determinou a realização da obra

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies