
Moradores de Feira da Mata, no oeste da Bahia, denunciaram o suposto uso de veneno para eliminar mato em ruas e calçadas do município. Segundo relatos, a prática teria causado mal-estar em moradores, com pelo menos duas pessoas atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) com sintomas de possível intoxicação.
De acordo com populares, a prática teria ocorrido em ruas próximas ao bairro Vaquejada. E que, situação semelhante já foi registrada no ano anterior pela atual gestão municipal, o que, segundo eles, configuraria um desrespeito à população e um risco à saúde pública.
Importante destacar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já considerou que não é recomendado o uso de agrotóxicos em áreas urbanas como ruas, calçadas e praças, justamente porque não há condições de aplicar essas substâncias com segurança, sem risco de contato involuntário por pedestres, moradores e animais. Um especialista ouvido pelo Alerta Bahia destacou que os agrotóxicos são substâncias de alto risco toxicológico e que sua aplicação deve seguir as normas técnicas e de segurança.
Em contato com o representante da empresa responsável, Maxwel Ubiratan, afirmou que a pulverização foi realizada em locais distantes do centro da cidade, não tinha consciência da proibição e que a prática já foi suspensa bem como não será mais realizada.
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
Publicado em: 27/01/2026 – 11:45
Da Redação






