
Na noite desta segunda-feira (27) de outubro, por volta das 21h50min, moradores de diversos estados, incluindo Bahia e Minas Gerais, observaram um rastro de fogo cruzando o céu. Testemunhas em municípios como Malhada, Iuiu e Carinhanha registraram imagens do fenômeno com luz intensa, cauda luminosa e movimento rápido, despertando especulações entre “estrela cadente”, avião em chamas e até sinais apocalípticos (fim do mundo).
Uma adolescente de 15 anos, Stefany, moradora do povoado de Pau D’Arco, zona rural de Malhada, sudoeste Baiano, filmou o momento e enviou à reportagem do Alerta Bahia, afirmando que “muitas pessoas viram, umas achando que era estrela cadente, outras que era avião”. Do lado de Carinhanha, o jovem Gabriel Souza da Silva, de 18 anos, também registrou o fenômeno e disse sentir “medo e beleza ao mesmo tempo”.
Segundo especialistas da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) e outras fontes científicas, a explicação mais plausível para o fenômeno é a reentrada de lixo espacial, como satélites desativados ou estágios de foguetes que, ao retornarem à atmosfera da Terra em alta velocidade, se aquecem e se fragmentam, criando um espetáculo luminoso semelhante ao observado.
No dia 22 de dezembro de 2023 e 14 de maio de 2024 fenômenos semelhantes foram avistados também na região, os quais foram confirmados como lixo espacial.
____________________________________
Publicado em:
Publicado em: 28/10/2025 – 06:45
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Adolescente denuncia agressão de ex-companheiro no distrito de Julião, em Malhada - 28/10/2025
- Quedas e oscilações de energia elétrica provocam prejuízos e interrupções em serviços em Malhada e Carinhanha - 28/10/2025
- Novo objeto em chamas iluminou o céu da Bahia e outros estados; Moradores registram na região - 28/10/2025






