Comandante do 17º BPM de Guanambi fala sobre mudança de comando para o CPR-MO em entrevista ao Alerta Bahia

Compartilhe >>

Tenente Coronel PM Gilmara Santana – Foto reprodução

Desde o dia 1º de outubro, o 17º Batalhão da Polícia Militar de Guanambi deixou de pertencer ao Comando de Policiamento Regional Sudoeste (CPR-SO), sediado em Vitória da Conquista, e passou a fazer parte do Comando de Policiamento Regional Meio Oeste (CPR-MO), com base em Bom Jesus da Lapa.

A mudança foi confirmada pela comandante do 17º BPM, Tenente Coronel Gilmara Santana de Oliveira Coutinho, em entrevista à equipe de reportagem do Alerta Bahia. Segundo ela, a decisão partiu do Comando Geral da PM, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia e o Governo do Estado, com o objetivo de otimizar o tempo de resposta e o apoio logístico às unidades do interior.

A comandante explicou que a distância entre Guanambi e Vitória da Conquista é de aproximadamente 275 km, o que dificultava o apoio rápido em determinadas situações. Já com Bom Jesus da Lapa a distância é de 146 km, o que permite uma atuação mais ágil e eficaz.

“Esse redimensionamento veio devido à criação de novos comandos e também por uma melhor alocação das unidades conforme sua proximidade geográfica. No caso de Guanambi, ficar sob o comando de Bom Jesus da Lapa, significa mais apoio, reforço no policiamento e agilidade nas demandas administrativas”, afirmou a Tenente Coronel.

Ela também ressaltou que não haverá alterações no efetivo ou nas operações diárias, mas sim um fortalecimento no suporte e na estrutura regional, o que pode resultar em melhor resposta às ocorrências e ampliação da presença policial em toda a região atendida pelo 17º BPM, fortalecendo assim, a segurança pública em Guanambi e municípios vizinhos.

Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!  

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos  

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

_____________________________________________

Publicado em: 08/10/2025 – 20:29

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim