Banco Central lança botão de contestação para vítimas de golpe via Pix; veja como funciona

Compartilhe >>

Imagem Reprodução – Web

A partir desta quarta-feira, 1º de outubro, todos os usuários do sistema Pix passam a contar com um novo recurso: o botão de contestação. A ferramenta, anunciada pelo Banco Central, estará disponível nos aplicativos de bancos e instituições financeiras para ser utilizada exclusivamente em casos de golpes, fraudes ou coerção.

O objetivo da medida é tornar mais ágil o processo de devolução de valores transferidos de forma indevida, evitando que o dinheiro seja rapidamente movimentado pelos criminosos. O botão representa uma modernização do já existente Mecanismo Especial de Devolução (MED).

Segundo o Banco Central, a contestação digital permite o bloqueio imediato do valor na conta do recebedor (o golpista), assim que o usuário denuncia a transação. Em seguida, os bancos envolvidos têm até 7 dias para analisar o caso. Se confirmada a fraude, o valor é devolvido à vítima em até 11 dias.

“O botão de contestação não serve para casos de arrependimento, desacordo comercial ou erro de digitação. Ele é exclusivo para quem sofreu um golpe”, explicou Breno Lobo, do Departamento de Competição do Banco Central.

Com a atualização, o usuário pode registrar a contestação diretamente no aplicativo, sem necessidade de contato humano inicial. O sistema também garante que o banco recebedor bloqueie os recursos imediatamente ao receber a notificação, o que aumenta consideravelmente as chances de recuperação dos valores.

Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!   

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos   

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

____________________________________

Publicado em: 01/10/2025 – 11:45

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim