
A prefeitura municipal de Feira de Santana, divulgou no Diário Oficial do último sábado, 20 de setembro, uma lista com os nomes de mais de 600 pessoas que vivem com HIV, além de pacientes diagnosticados com fibromialgia e anemia falciforme. O episódio grave da exposição dos dados pessoais gerou revolta na população da segunda maior cidade da Bahia.
A publicação veio à tona junto com uma portaria que tratava da suspensão do benefício do passe livre no transporte coletivo urbano para esse grupo de pacientes. Horas após a repercussão negativa, a edição do Diário Oficial foi retirada do ar.
Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) atribuiu o vazamento a uma falha no sistema, lamentou o ocorrido e reforçou o compromisso com a preservação da privacidade dos beneficiários.
Segundo o conteúdo da portaria, a medida foi tomada com base em decisão judicial que revogou uma tutela de urgência anteriormente concedida. O texto previa que os beneficiários deveriam devolver seus cartões no prazo de cinco dias úteis, além de apresentar defesa escrita ou documentação à Secretaria, sob risco de suspensão definitiva do benefício.
Especialistas alertam que a publicação de nomes de pessoas com doenças como o HIV pode configurar violação à Constituição Federal e à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que considera como dados sensíveis as informações referentes à saúde.
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
_____________________________________________
Publicado em: 22/09/2025 – 20:56
Fonte: TNotícias
Da Redação

- Correios implementam novos CEPs em Feira da Mata; confira as mudanças - 25/09/2025
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Malhada mobiliza reuniões para implantação de cisternas; confira locais - 25/09/2025
- Mãe é presa em flagrante após agredir diretora e quebrar equipamentos em escola de Carinhanha - 25/09/2025