Secretaria de Saúde do estado desmente surto de HIV entre jovens na Bahia mas alerta para alta

Compartilhe >>

Sesab realizando teste rápido – Foto reprodução

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) desmentiu a informação que circula nas redes sociais sobre um suposto surto de HIV entre jovens de 10 a 19 anos na Bahia, com crescimento de 17% nas notificações da doença.

Segundo a Sesab, não há surto de HIV nessa faixa etária. Os dados apontam que, até agosto de 2025, foram registrados 93 casos entre adolescentes de 14 a 19 anos. Apesar disso, os dados ainda são preocupantes. Especialistas alertam para o aumento gradual de casos entre adolescentes e jovens que, por não vivenciarem o auge da epidemia das Aids nas décadas passadas, podem ter menor percepção de risco, o que reduz o uso de preservativos e a adesão a medidas preventivas.

A Sesab também informou que, entre janeiro de 2023 e agosto de 2025, foram notificados mais de 11 mil casos de HIV na Bahia, sendo a maioria entre pessoas de 20 a 49 anos, faixa etária que concentra quase 80% das notificações. Ela ainda reforça a importância do uso do preservativo, da testagem rápida e da educação sexual como ferramentas de prevenção, especialmente entre os mais jovens.

Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!  

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos  

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

____________________________________________

Publicado em: 26/08/2025 – 05:56

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim