Resultado de pesquisa diz que antas reapareceram na Caatinga, onde eram tidas como extintas

Compartilhe >>

Anta Brasileira – Foto reprodução

Uma importante notícia para a biodiversidade do semiárido brasileiro foi publicada pela Mongabay Brasil, uma das maiores agências de jornalismo ambiental do mundo. A matéria revela o reaparecimento da anta (Tapirus terrestris) em áreas da Caatinga onde a espécie era considerada extinta há décadas.

A pesquisadora responsável pela expedição esteve, no mês de março, em visitas técnicas nos municípios de Carinhanha, Malhada e Feira da Mata, no oeste da Bahia. Durante a jornada de campo, o envolvimento das comunidades locais foi essencial para o sucesso das buscas.

Dois moradores de Carinhanha tiveram papel de destaque na investigação: Maria da Glória de Jesus, trabalhadora rural aposentada e João Pereira Leite, comerciante da região. Ambos compartilharam memórias e relatos valiosos sobre a presença da anta em tempos passados, contribuindo para que a equipe científica delimitasse as áreas de foco da expedição.

A presença das antas sinaliza a resiliência da biodiversidade da Caatinga e o impacto positivo que a escuta das comunidades, a valorização do saber tradicional e a atuação de instituições comprometidas podem gerar.

Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!  

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos  

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

__________________________________

Publicado em: 17/07/2025 – 21:08

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim