OAB se manifesta com preocupação quanto ao projeto de lei que pode fechar centenas de cartórios no interior da Bahia

Compartilhe >>

Foto reprodução OAB

Após notícia do projeto de lei que envolve a redução do repasse para funcionamento de cartórios deficitários no estado da Bahia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) emitiu nota pública demonstrando preocupação com os impactos sociais da proposta, que reduz os repasses ao Fundo Especial de Compensação (Fecom-BA), especialmente em cidades pequenas e comunidades rurais.

Segundo a entidade, o fechamento de cartórios representa um grave risco à cidadania, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade, que podem ficar sem acesso básico a certidões de nascimento, óbito, registros de imóveis e contratos.

A Ordem alertou ainda que, sem os recursos do Fecom, mais de 200 cidades baianas poderão perder suas unidades cartorárias, forçando a população a buscar atendimento em municípios distantes, o que fere o princípio de universalização do acesso à Justiça e à documentação civil.

A proposta, encaminhada pelo Governo da Bahia, pode levar ao fechamento de cartórios em 224 cidades, incluindo Carinhanha, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Malhada, Palmas de Monte Alto e dezenas de outros municípios do Oeste e Sudoeste baiano.

Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!  

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos  

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

_____________________________________________

Publicado em: 07/07/2025 – 06:32

Da Redação

The following two tabs change content below.

    Compartilhe >>

    Telefone

    (77) 9 9960-9570

    Inscreva-se no nosso boletim