Operação da justiça prende integrantes de milícia que agredia e expulsava donos de terras em grilagem de terras no oeste da Bahia

Compartilhe >>

Material apreendido na operação – Foto MP-BA

Uma operação conjunta das forças de segurança pública da Bahia resultou na prisão de dois suspeitos de integrar uma milícia armada que atuava em conflitos fundiários na região oeste do estado. A ação aconteceu na manhã dessa sexta-feira dia (25) de abril, batizada de Operação Terra Justa.

Coordenada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Terra Justa contou com o apoio da Polícia Civil, Corregedoria Geral da PM-BA e do Comando de Policiamento Especializado CIPE/Cerrado.

Dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Correntina e Jaborandi. Na ocasião, além das prisões, foram apreendidos diversos materiais, entre eles aparelhos eletrônicos, armas e munições.

De acordo com as investigações do Ministério Público, os suspeitos agiam há mais de 10 anos na região, utilizando uma empresa de segurança privada sem autorização da Polícia Federal. Atuavam prestando serviços a grandes fazendeiros da região, promovendo ameaças, agressões físicas e expulsões de famílias de suas terras, especialmente comunidades tradicionais.

A investigação apontou que a prática da intimidação dos posseiros já havia tornado-se rotina na atuação dessa milícia, o que levou ao decreto da prisão dos envolvidos. Eles foram denunciados por formação de milícia privada e seguem à disposição da Justiça.

______________________________________________

Publicado em: 26/04/2025 – 08:17

Da Redação

Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo! 

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos 

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim