O município de Carinhanha-BA, situado na região oeste, na divisa com o sudoeste do estado, que tem atualmente pouco mais de 30 mil habitantes, está prestes a receber um grande empreendimento no agro, que promete somar e muito no PIB (Produto Interno Bruto), economia e geração de emprego do município.
Conforme apurou o site Alerta Bahia, chegou para o município a MBR Empreendimentos, uma empresa paulista, que adquiriu uma área de aproximadamente 8 mil hectares, antiga Fazenda Paraopeba, e que já aquece os motores para um projeto de milhões de reais, com introdução de uma fazenda que produzirá, em larga escala, o citrus, em principal a laranja; a soja, além da pecuária, com a produção de bovinos.
A propriedade fica nas proximidades do povoado Baixa do Mocambo, e foi adquirida pela MBR Empreendimentos há aproximadamente um ano, e conforme a equipe, o projeto já está em andamento. Em seu início foi feito um experimento com mudas de citrus para testar o desenvolvimento da espécie no solo carinhanhense, e foi obtido resultado exitoso e satisfatório.
De uma área total de aproximadamente 8 mil hectares, respeitando a área de reserva, o projeto total de plantação de cítricas deve ocupar cerca de 2.500 ha. A soja deve ocupar uma área semelhante, e a área restante será destinada à criação de gado.
Com a chegada desse grande empreendimento, chega-se também à necessidade de mão de obra, provimento de melhor acesso na aquisição de produtos/insumos, mais oportunidade de escoação, até mesmo a oferta de máquinas para o manuseio das culturas, o que deve incentivar outros produtores do entorno.
A MBR Empreendimentos é uma empresa pertencente a sócios paulistas, da cidade de Barretos-SP. O grupo tem investimentos na Chapada Gaúcha e em Arinos-MG, também em Barretos, só que atualmente a sede da empresa fica no município de Unaí-MG, onde já existe em pleno funcionamento uma fazenda com área semelhante a adquirida em Carinhanha, e lá são 21 pivôs produzindo culturas como: cebola, feijão, alho, milho, sorgo, soja, bovino, entre outros.
Quando o projeto fica pronto em Carinhanha? “ainda não há possibilidade de precisar, pois existe a limitação de aquisição de mudas, e das licenças e outorgas necessárias para o andamento das etapas, mas até o finalizar de 2025 uma área piloto de 50 a 100 hectares de citrus já deve estar em andamento“, informa o Marcos, um dos representantes da fazenda.
Além da implantação da fazenda, que será uma grande produtora de frutas, o representante da empresa informou que já existe o encaminhamento para outro grande investimento para o município de Carinhanha. Pois puxada pela produção das frutas, está previsto a ser também implantada no município uma fábrica de sucos.
Apesar de que requer um tempo para as mudas e sementes serem plantadas ao solo, a empresa já inicia em breve a contratação de pessoas para operação de máquinas e demais serviços.
_________________________________________
Publicado em: 23/01/2025 – 20:15
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Família de homem desaparecido há mais de 6 dias em Malhada pede respeito quanto aos trotes e informações falsas - 24/01/2025
- Bueiro comprometido na Avenida Santo Antônio representa perigo em Carinhanha - 24/01/2025
- Prefeitura de Malhada confirma banda La Fúria para a Festa de Santa Cruz 2025 - 23/01/2025