O número de casos de animais mortos por raiva subiu para 32 nos municípios de Guanambi e Caetité, municípios do sudoeste da Bahia. A confirmação vem do Laboratório Central de Saúde Pública de Salvador, e junto com ela vem a intensificação do alerta das autoridades para a vacinação de animais, como: cães, gatos, suínos, bovinos, equinos, caprinos e até mesmo da população.
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) notificou produtores para garantir a imunização obrigatória em um raio de 10 km das áreas afetadas. Vale lembrar que o primeiro caso foi registrado na cidade de Caetité, na primeira quinzena de dezembro de 2024 e, logo em seguida, novos focos foram identificados em Guanambi.
A raiva é uma zoonose viral transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados, mas também pode ocorrer pelo contato com a saliva contaminada em feridas. A doença afeta o sistema nervoso central e é fatal tanto para animais quanto para seres humanos se não houver tratamento imediato.
Os animais contaminados apresentam sintomas como: salivação excessiva, dificuldade de deglutição, agressividade e paralisia. Em humanos a doença causa: febre, dor de cabeça e confusão mental.
A Secretaria de Saúde ressalta que a vacinação antirrábica é a única forma de prevenir a disseminação da doença. Ela orienta que qualquer caso suspeito seja comunicado imediatamente às autoridades de saúde.
Os Produtores devem estar atentos às notificações e garantir que seus animais sejam imunizados dentro do prazo estipulado. Isso porque a vacinação além de proteger os animais é essencial para prevenção de surtos da doença entre a população.
__________________________________________________
Publicado em: 09/01/2024 – 19:39
Informações: TV Bahia
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Mãe de jovem que morreu em confronto com a RONDESP é presa com drogas e munições em Carinhanha - 09/01/2025
- Homem é encontrado morto com indícios de suicídio no distrito de Canabrava em Malhada - 09/01/2025
- Alerta: municípios de Guanambi e Caetité registram 32 mortes de animais contaminados por raiva - 09/01/2025