Alerta Bahia
Malhada

Município de Malhada já conta com escola pública em tempo integral; Confira

O município de Malhada, no sudoeste da Bahia, em conformidade com a Lei 14.640/2023, visando o atendimento escolar em tempo integral e formação integral dos educandos, fez pactuação com a União para seguir as orientações direcionadas pela referida Lei para assegurar a qualidade e a equidade na oferta do tempo integral. 

A Escola Municipal Paulo Feire, que é a pioneira em Malhada, atende estudantes do Ensino Fundamental I, oferecendo carga horária estendida e atividades extracurriculares enriquecedoras. Segundo a coordenação municipal de educação, a ideia é promover um ensino mais abrangente, que vá além das disciplinas de base, estimulando habilidades socioemocionais e fomentando o desenvolvimento integral dos estudantes.  

Para concretizar esse importante galgar da educação malhadense, a gestão municipal, através da Secretaria de Educação, juntamente com a União, tem investido recursos significativos na infraestrutura da escola.  

A Secretária Municipal de Educação, Míria Maristela, salientou que “Promover uma educação integral para os estudantes é reconhecer, antes de tudo, os aspectos que compõem o ser humano na sua totalidade, como intelectual, físico, emocional, cultural, religioso, étnico/racial, gênero, político, e abraçar toda essa diversidade como uma riqueza, capaz de mover o indivíduo para a liberdade”.   

Uma assessoria foi contratada, Professora Dra. Cláudia Cristina Pinto, que em diferentes momentos conheceu o espaço e está acompanhando com formações e rodas de conversas dos diferentes segmentos da sociedade, como: Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação, Gestores da Unidade Escolar, Professores, Funcionários, Pais e estudantes, foram momentos de reflexão e participação através questionários estruturados e formações. Em sua fala, faz uma retrospectiva sobre o processo histórico da Educação Integral no Brasil. Mencionando os pioneiros dessa concepção de educação como é o caso do nosso conterrâneo Anísio Teixeira, bem como seu sucessor Darcy Ribeiro aos dias atuais com Jaqueline Moll. 

Dessa maneira, percebe-se que em tempo ampliado na escola, as crianças das camadas sociais mais vulneráveis passarão a ter mais possibilidades, dentro de um ambiente seguro e livre, com estímulos para desenvolver habilidades, com maior segurança alimentar, além de experiências significativas que podem expandir múltiplas inteligências e sensibilidades no contato com a terra e com as outras crianças. 

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

____________________________________

Publicado em: 23/08/2024 – 20:48

Da Redação

[adsforwp id="24222"]

Publicações Relacionadas

Polícia especializada CIPE/Velho Chico será criada para atender o território; sede será em Bom Jesus das Lapa

David Porto

Motociclista malhadense colide contra caminhonete na sede de Carinhanha

David Porto

Malhada reduz o número de contágio da COVID-19 nessa quinta-feira 16/04

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies