Agricultora acusa presidente e mais dois membros do sindicato dos trabalhadores rurais por injúria racial em Carinhanha

A agricultora, Maria de Fátima Dias Bispo, de 67 anos, acusou três membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carinhanha, no oeste da Bahia, de injúria racial, e de tê-la submetido a forte constrangimento dentro do prédio da entidade. 

Segundo Maria de Fátima relatou na justiça, os crimes partiram do presidente do referido sindicato, o Virgílio Brito e dos ex-presidentes da referida unidade, João Lopes e Pedro Pereira Fernandes. 

Conforme na ocorrência e ação encaminhada ao judiciário, a idosa diz que no dia 15/03/2024, pela manhã, estava na sede do Sindicato para tratar de assuntos relacionados à sua condição de agricultora. Na ocasião, estava ocorrendo um evento direcionado a homenagear mulheres. E durante uma conversa entre o Sr. Virgílio Brito e o ex-presidente João Lopes, a agricultora mencionou a necessidade de receber a carteirinha do sindicato. Então, o Virgílio Brito respondeu que, após o evento, verificaria a situação. Em seguida, pessoas próximas ouviram e informaram que a carteirinha já estava pronta. O presidente, então, deu as costas e, enquanto se afastava, teria dito: “Vou guardar a carteirinha e não vou dar para essa negrinha.” Em ação ao judiciário a comunicante relata ainda que o João Lopes acrescentou: “qualquer coisa, manda ela para minha roça carregar tronco.”  

A comunicante relata que os crimes continuaram até 29/07/2024. Ainda informou que o Pedro Pereira Fernandes também participou da discriminação, fazendo comentários depreciativos e ofensivos sempre que a comunicante se dirigia ao sindicato. 

Ação foi encaminhada como injuria racial (art. 2°-a da lei 7.716/1989), que acontece quando alguém é alvo do crime de injuria, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional. 

O site Alerta Bahia tentou falar com Virgílio e com o João Lopes, porém as ligações não foram atendidas. O veículo não conseguiu o contato de Pedro Pereira.

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

_________________________________________

Publicado em: 08/08/2024 – 15:44

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim