Professores emitem nota de repúdio à ofensas e xingamentos desferidos contra a classe em Carinhanha

Professores compartilharam uma nota de repúdio contra atos de desrespeito que aconteceram contra a categoria, nos últimos dias, no município de Carinhanha, no oeste da Bahia.

Áudios e textos que criticavam, e muitos até ofendiam os professores, foram publicados em redes sociais locais, onde algumas pessoas desferiram xingamentos contra docentes, por conta do desenrolar do esquentado assunto do pagamento dos precatórios FUNDEF.

Quanto ao ato, manifestou alguns professores sindicalizados de tal forma através da nota:

NOTA DE REPÚDIO CONTRA XINGAMENTOS DE PROFESSORES

CATEGORIA – Professores

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, em especial a categoria de professores vem a público se manifestar contra qualquer forma de violência direcionada a nossa categoria. Embora esteja à frente da defesa dos direitos dos sindicalizados, ainda não sou a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (SINSPUC), logo não o represento legalmente.

Mas, diante dos últimos acontecimentos reafirmo a seriedade da nossa Instituição e repudiamos quaisquer calúnias e difamações que porventura tenham circulado nas redes sociais e nos meios de comunicação local, regional ou nacional dirigidas aos colegas professores nos espaços virtuais.

Na última semana fomos alvo de xingamentos nas redes sociais, chamados de “vagabundos e vagabundas” é inadmissível que tais ofensas sejam dirigidas aos profissionais que enfrentam o desafio de ser docente num país que não valorizar um dos principais alicerces de sua sociedade. Quando se ofende um colega, toda a categoria também é ofendida e desrespeitada, diante dos alunos, dos pais e principalmente diante da sociedade carinhanhense.

Carinhanha vivência em cenário triste e preocupante, onde a ausência do respeito, a falta civilidade e no mínimo o bom senso deixaram de existir, não somente com os professores, mas com todos que ousem a discordar de opiniões políticas. É preciso lembrar que vivemos em país laico, livre e democrático, logo divergir é crucial para o exercício da cidadania e o respeito à democracia.

Portanto, a liberdade de expressão não dá a ninguém, absolutamente a ninguém, o direito de enxovalhar os docentes, não importando a qual bandeira política se defenda, é urgente resguardar a honra das pessoas que fazem a educação desse município. Os ataques sofridos recentemente somente fragilizam uma categoria que tanta é desvalorizada diariamente, porém, o mais gravoso é que se revela a que destino está fadada a educação de nossa cidade quando o docente é xingado publicamente nas redes sociais.

GAIA SILVA – Professora sindicalizada.

______________________________________

Publicado em: 06/02/2024 – 08:18

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim