Munícipes cobram ação de prefeituras em providências contra alagamento de ruas e qualidade de estradas em Carinhanha e Malhada

A chuva, que é muito aclamada chegou para aliviar os problemas, principalmente do trabalhador rural nordestino, e em alguns municípios chegou em grande volume, o que fez as aguadas transbordarem e os pastos e plantações enverdecerem.  Sendo assim, foi atendido o anseio da população. Embora, grandes volumes de chuvas em curto espaço de tempo tem resultado em vários estragos na malha viária e alagamento de ruas, dos municípios de Carinhanha e Malhada, oeste e sudoeste da Bahia.

Bairro Sudene, sede de carinhanha-BA

Em Carinhanha, moradores reclamaram de alagamento em ruas, onde a água chegou ao “batente” da porta de algumas residências, um problema antigo que precisa de ações de infraestrutura.

Estrada de acesso ao Povoado de Água Ruim e bairro Sudene (sede)

Outra queixa que está sendo bastante ouvida nas redes sociais é a degradação de estradas, como por exemplo os acessos dos povoados de Barrinha; Água Ruim; Furnas e Queimadas. Os veículos estão tendo dificuldades de tráfego, ou por barro, ou por poças de água profundas que dificultam a passagem.

Em Malhada a estrada principal que estava passando por obra de terraplanagem para asfaltamento (ação estadual), trecho que liga Mocambo até o distrito de Canabrava está totalmente intrafegável, onde populares estão tendo que usar via alternativa, e o trajeto ficou muito mais demorado.

Na sede, moradores reclama de problemas com ruas, a exemplo da rua Lídio Pires, que há anos vem sofrendo com a lama, por conta da falta de planejamento da infraestrutura que não possibilita a escoação da água da chuva. Pois segundo moradores, entra e sai prefeito, mas a promessa de solução desaparece após as campanhas eleitorais.

Malhada: Estrada do povoado de Mocambo (Zona Rural) e Rua Lídio Pires (sede)

O distrito de Canabrava recebeu uma das maiores cheias no córrego da entrada da localidade “Riacho Mandacaru”, que inclusive alcançou até residência do entorno.

A chuva em ampla quantidade naturalmente degrada estradas, e a região, que inclui os referidos municípios, assim como também Iuiu, sudoeste do estado, recebeu chuvas de até 150mm em pouco tempo neste mês de janeiro, que foi atípico.

Sabe-se que com a permanência da chuva é difícil ações paliativas nas vias, mas a população pede aos gestores que agem com celeridade no suporte aos moradores quanto a recuperação de vias e de drenagem de ruas, para não deixar que todos os anos o caos chegue às famílias atingidas. E quanto as estradas, que façam uma recuperação de melhor qualidade para condicionar o tráfego em dias chuvosos.

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

______________________________________

Publicado em: 29/01/2024 – 11:55

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim