
Com a estiagem que atingiu o nordeste brasileiro, e consequentemente a região sudoeste da Bahia, com rigor em boa parte do oeste do estado, a situação não é fácil para os produtores rurais. Tanto para o atraso das plantações, quanto pela falta de alimento para o gado, porém, essa ausência da chuva, que com base no período chuvoso da região já era para ter iniciado em outubro, está prestes a acabar.
Segundo às previsões meteorológicas atuais, o pico do El Niño na região sudoeste e entorno já passou, e os modelos dizem que teremos boas chuvas no mês de dezembro, com início já nessa primeira quinzena do mês, de 02 a 05, segundo o agricultor Luiz Carlos da Bahia Solo.
O grande produtor rural, que é também amplo estudioso do clima regional e dos resultados da meteorologia, disse que há previsão de dezembro registrar em torno de 200 a 250mm de chuva, e um média de 600 a 700mm até o mês de abril, quando tradicionalmente encerra o período chuvoso.
“O pico do El Niño já foi e com o desaparecimento dele as chuvas elas diminuem no Sul e as frentes frias sobrem para o sudeste, chegando a nossa região na Bahia.”, disse Luiz Carlos, com base no seu apanhado de estudo das previsões.
_____________________________________
Publicado em: 30/11/2023 – 08:56
Da redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Filhos suspeitos de matar o pai na zona rural de Malhada se apresenta à polícia; investigação dá indícios de legítima defesa - 04/04/2025
- Jovem peão de rodeio carinhanhense ganha destaque e atrai atenção da Rede Globo - 04/04/2025
- Secretaria de Segurança Pública troca o comando da Polícia Militar de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis) - 04/04/2025