Seca prolongada vem causando morte de vários animais na região de Guanambi e vários municípios do oeste e sudoeste da Bahia

Animais morrem de fome com seca prolongada-Imagem ilustrativa-reprodução internet

A estiagem prolongada já vem causando vários prejuízos para os produtores rurais em várias partes do país, e para os pecuaristas do nordeste a situação está agravada, em especial, em municípios do oeste e sudoeste da Bahia.

A ausência das chuvas nesse período que é tradicionalmente chuvoso já fez com que os criadores esgotassem todo pasto, e com a crise, onde o bovino está desvalorizado, uma grande parte dos pecuaristas, principalmente o pequeno produtor, já não tem como comprar ração, e está sendo obrigado a ver seus animais caindo e morrendo de fome na propriedade.

Segundo o técnico agrícola e ex-secretário de agricultura de Malhada, José Castor, no município tem criadores que já perderam dezenas de animais de seus rebanhos, um prejuízo enorme que causa desespero.

Em Carinhanha, oeste da Bahia, a situação não é muito diferente, em alguns lugares já se tem minúsculos vegetais onde caiu um pouco da última chuva do início de novembro, mas a maioria das propriedades o gado passa fome e os donos de gado precisam se valer da compra de ração com preço bem alto para não perder os animais, porém, nem todos estão conseguindo e muito bovino já morreu.

O município de Iuiu, no sudoeste da Bahia, é outro onde muitos criadores vêm sofrendo com a falta de pasto, e segundo relatos, já são muitos animais que morreram sem ter o que comer.

Preocupado com a situação, José Castor sugeriu providencia de gestores e políticos da região, onde a união de prefeitos, vereadores e governo estadual e federal podem buscar medidas para aliviar esse caos até que as chuvas caiam e os pastos surjam.

Em conversa com o prefeito de Iuiu, Reinalldo Góes, foi dito que vai buscar apoios para tentar ajudar os criadores iuiuense.

No município de Malhada o secretário de Agricultura, Lula de Geraldo Pedro, disse que estão articulando para conseguir ajuda para o produtor, e confirmou a existência de queixas de morte de vários animais.

Com base nas previsões, as chuvas devem chegar na região de Guanambi e em grande parte do nordeste do país nesse início de dezembro, mais precisamente a partir do dia 09.

__________________________________

Publicado em: 29/11/2023 – 07:07

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim