Vereador tem mandato cassado pelo TSE em Bom Jesus da Lapa por compra de voto

Gedson Nascimento/Foto reprodução

Um vereador teve seu mandato cassado definitivamente, nesta sexta-feira dia 27 de outubro, pelo TSE por compra de voto, no município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia.

Conforme decidiu do TSE, Gedson do Nascimento Ramos (PSC) usou se de recursos financeiros, cestas básicas e favorecimento nas filas de atendimento médico junto ao serviço municipal público de saúde para beneficiar uma eleitora e adquirir seu voto. Com a comprovação do crime eleitoral, Gedson tem seu mandato cassado e entra em seu lugar, após recontagem de votos, o suplente Romilson Oliveira Batista do (PSC), que obteve 492 votos.

O vereador cassado obteve 628 votos em 2020, só que o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) entrou com uma ação na justiça alegando que os votos foram irregulares. Na época o juiz da 71ª Zona Eleitoral julgou a ação improcedente, por entender frágil o acervo probatório, e a maioria dos o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) confirmou a sentença, porém o Ministério Público Eleitoral recorreu ao TSE, que finalizou acatando o pedido de cassação.

Foi levado à justiça provas com diálogos entre o vereador e a eleitora que teve o voto comprado. Nas falas a mulher confirma ter tido o voto comprado e o parlamentar também teria afirmado ter entregue “propina” à eleitora em dois momentos distintos.

Fora da cadeira no legislativo, o agora ex-vereador Gerson pode apresentar outros recursos contra a decisão para tentar reaver os últimos meses de seu mandato. Segundo o site Agência Sertão, Gedson não respondeu as mensagens enviadas.

Recentemente o TSE também cassou o mandato de dois parlamentares petistas no município de Iuiu, sudoeste do estado, embora o motivo lá foi outro, fraude na cota de gênero, com registro de candidatura fictícia para cumprir o percentual mínimo de candidatas mulheres.

_________________________________________

Publicado em: 27/10/2023 – 21:36

Informação: Agência Sertão

Da Redação

The following two tabs change content below.

    Compartilhe >>

    Telefone

    (77) 9 9960-9570

    Inscreva-se no nosso boletim