O Vale do Iuiu se tornou um dos assuntos mais comentado na região sudoeste da Bahia, com repercussão nacional.
Localizado em terras do sudoeste do estado baiano, o Vale do Iuiu, que tem um grande potencial produtivo devido a uma combinação de fatores favoráveis, tanto de solo, quando climática, proximidades com o rio São Francisco, de relevo e logística de escoação, agora vive na eminencia de realizar um sonho antigo de décadas.
Com o projeto de irrigação preparando decolagem, onde foi publicada licitação para estudo de viabilização do projeto nessa terça-feira dia (03/10) pelo governo federal, já foi confirmado que a estimativa é de geração de 160 mil empregos.
Conforme apurou o site Alerta Bahia, o projeto prevê a aplicação de aproximadamente 05 bilhões em ações na região, o que trará uma melhoria significativa na qualidade de vida da população, refletindo no aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e nos avanços nas áreas de saneamento, educação e saúde, graças ao incremento da renda proveniente da produção agrícola irrigada. Com a chegada do sono, já se prevê até mesmo aprimoramentos nas condições da infraestrutura rodoviária e no fornecimento de energia.
A região é formada pelos municípios de Malhada, Iuiu e parte de Sebastião Laranjeiras. O solo é propício para culturas tradicionais, como: algodão, milho e feijão; hortaliças, como cebola, cenoura, pimentão e tomate e também para produção de frutas como: abacaxi, banana, goiaba, limão e manga.
Pensando em todo esse avanço é que o Governo da Bahia está se juntando a toda a cadeia produtiva para executar um investimento milionário na realização do projeto do Vale do Iuiu.
____________________________________________
Publicado em: 05/10/2023 – 11:53
Da redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Irmão de ex-vereador do município de Malhada é encontrado morto dentro de lagoa - 22/11/2024
- Motocicletas furtadas em Guanambi e Palmas de Monte Alto são recuperadas em Iuiu - 22/11/2024
- Com apoio policial, oficial de justiça cumpre decisão judicial de constatação de desmatamento ilegal em fazenda da Calsete, invadida em Carinhanha - 22/11/2024