O município de Carinhanha, situado na região do Vale do São Francisco, na Bahia, completa 114 anos nesta quinta-feira dia (17) de agosto.
Carinhanha é um município brasileiro localizado no oeste do estado da Bahia, às margens do Rio São Francisco, na divisa com Minas Gerais. Sua população estimada em 2022 é de 28.869 habitantes e faz divisa com o município mineiro Juvenília, ao Sul. Vincula-se economicamente tanto com o município vizinho de Malhada (situado na margem oposta do rio) bem como com as cidades de Guanambi (distante 111 km) e Bom Jesus da Lapa (distante 141 km) que funcionam como centro de negócios na Região Econômica de Serra Geral e do Médio São Francisco, respectivamente.
O aniversário da cidade é na quinta-feira (17/08), como já informado acima, porém, no dia 01 de agosto a prefeita municipal, Chica do PT, lançou um decreto passando o feriado para essa sexta-feira (185/08), por conta também da vinda da Ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, por conta disto toda a comemoração acontecerá nessa sexta-feira.
Confira a programação 18/08:
Praça da Matriz
7h – Abertura da 20° Gincana Cultural de Carinhanha;
17:00 – Encerramento da Gincana com os resultados;
Praça do Cais
13h – Ato Político com a presença ilustre da Ministra Marina Silva, Vice-Governador da
Bahia, Prefeita, lideranças e autoridades regionais.
19h – Ato Solene
20h Show Cultural Voz e Violão
– ABERTURA COM JOEL FILHO: 20:30
– EIDINHO E BANDA: 21:30
– GRUPO PAGODEAR: 22:30
– PATRICK MENDELL: 23:30
História de Carinhanha
Os primitivos habitantes desse território foram os índios caiapós, que tinham aldeia localizada nas terras onde hoje se encontra a cidade de Carinhanha, vivendo em completa harmonia, quando, pelo ano de 1712, presumivelmente, nele penetrou pela primeira vez o homem civilizado. Segundo a tradição local, coube essa primazia ao famoso bandeirante Manuel Nunes Viana, vencedor dos paulistas, na Guerra dos Emboabas. Em busca do rio das Velhas, atingiu a margem esquerda do rio São Francisco e indo para o sul atravessou o mesmo na confluência com o rio Carinhanha ou Carunhenha, onde encontrou um aldeamento de índios caiapó, resultando numa luta sangrenta e fracasso dos índios. Aí o bandeirante fixou base para suas conquistas, local que posteriormente veio a ser o centro de intercâmbio entre a Bahia e o estado de Minas Gerais.
Muitos queriam que o nome do local fosse “Carunhanha”, isto é, “loca de sapo”, entretanto, a maioria atribui o topônimo indígena à grande quantidade de aves de nome Carunhenha existente no lugar, hoje raramente encontradas nas margens das lagoas. Outros já dizem que o nome é derivado de uma índia de nome Nhanha com a junção de um peixe, carí, dando assim o nome então de Cainhanha. Em 1832, o “julgado” de São José de Carinhanha, pertencente à comarca do Rio São Francisco foi elevado à categoria de vila, sendo criado também o município, com território desanexado do território de Barra do Rio Grande. Sua sede recebeu foros de cidade em 1909.
________________________________________________________
Publicado em: 17/08/2023 – 14:55
Da redação
História de Carinhanha: Fonte Wikipédia
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Bar Susu de Mel realiza festa na noite deste sábado em Carinhanha; veja as atrações - 23/11/2024
- Polícia Militar apresenta motocicleta, armas brancas e demais objetos apreendidos em fazenda da Calsete invadida em Carinhanha - 22/11/2024
- Irmão de ex-vereador do município de Malhada é encontrado morto dentro de lagoa - 22/11/2024