O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não soube informar o que causou o apagão quase geral da manhã desta terça-feira dia (15) de agosto. O ocorrido derrubou o abastecimento de energia elétrica de (25) estados e do Distrito Federal, ficando de fora somente Roraima, porque não está ligado ao sistema nacional.
O apagão foi registrado por volta de 09h00min e perdurou até umas 11h00min.
Em entrevista coletiva Alexandre afirmou que ainda não tem como definir o que causou a falta de energia, porém disse que tratou de “eventos”, onde um, segundo ele, aconteceu no Ceará, uma sobrecarga, e outro ainda será averiguado.
Outra fala do ministro que chamou a atenção foi a afirmação de que vai pedir à Polícia Federal e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que investiguem se o ocorrido foi causado por ação humana.
O apagão nessa magnitude é muito raro, disse a autoridade.
“O que aconteceu hoje é extremamente raro que aconteça, porque nós temos um sistema redundante. Para acontecer um evento dessa magnitude, nós temos que ter tido dois eventos concomitantes, em linhas de transmissão de alta capacidade. Ou seja, é extremamente raro que aconteça o que aconteceu no episódio de hoje“, argumentou.
Uma investigação será feita para descobrir o que houve, e os dados técnicos serão passados nas próximas 48 horas.
O governo Federal através do referido ministério deixou claro que o apagão desta manhã não tem nada a ver com a segurança energética do Brasil, e que estamos atualmente com abundância nos reservatórios.
____________________________________________
Publicado em: 15/08/2023 – 18:57
Da redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Polícia Militar apresenta motocicleta, armas brancas e demais objetos apreendidos em fazenda da Calsete invadida em Carinhanha - 22/11/2024
- Irmão de ex-vereador do município de Malhada é encontrado morto dentro de lagoa - 22/11/2024
- Motocicletas furtadas em Guanambi e Palmas de Monte Alto são recuperadas em Iuiu - 22/11/2024