O tribunal do júri absolveu, em sessão desta quinta-feira dia 22 de junho, o réu Laurindo Paulista do Nascimento, acusado de homicídio, no povoado Rasgão, no município de Malhada, no sudoeste da Bahia.
O crime é antigo, ocorreu há 27 anos, onde Laurindo matou à paulada o José Pereira da Silva, popular Zezão.
Em julgamento, a acusação (Ministério Público) sustentou a imputação (atribuiu o crime ao réu), porém tanto a defesa (Advogado), quando o promotor, Dr. Ariomar, pediram pela absolvição do acusado.
O Alerta Bahia apurou que o crime ocorreu de tal forma: há aproximadamente 27 anos, acontecia uma festa no povoado de Rasgão, nesse evento, já quase de madrugada, e muitos embriagados, Zezão, que já havia agredindo algumas pessoas, pegou um pau e atingiu a cabeça de um homem chamado João Codé. O Laurindo, vendo que o Zezão ia matar o João Codé, que era seu amigo, se armou com um tronco de aroeira e interviu na agressão, porém Zezão partiu para cima dele, e no combate o Zezão levou a desvantagem e morreu.
No julgamento os advogados, Dr. Guilherme Cruz, Dr. Troyano e Dr. Maurício Matos alegaram legitima defesa.
O corpo de jurado, também conhecido como Conselho de Sentença, reconheceu a materialidade do caso, ou seja, entendeu que aconteceu o crime, assim como reconheceu a autoria (que foi o réu quem matou a vítima), mas o absolveu.
Diante da decisão do corpo de jurados, o presidente do julgamento, o Juiz Dr. Arthur Antunes Amaro Neves leu a sentença e oficializou a absolvição.
Segundo o advogado de defesa, Dr. Guilherme Cruz, Laurindo nunca foi preso pelo crime, respondeu em liberdade e foi mantida a liberdade com o processo transitado em julgado.
__________________________________________
Publicado em: 23/06/2023 – 07:35
Da Redação