
Nessa quinta-feira dia 02 de fevereiro a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova vacina contra a dengue, no Brasil. É o primeiro imunizante liberado no país para pessoas que ainda não entraram em contato com o vírus.
Conforme divulgado, a vacina foi criada em um laboratório japonês, o Takeda Pharma, e se chama Qdenga.
De acordo com apurado pelo site Alerta Bahia em meio a publicações da ANVISA e de alguns veículos de comunicação, a nova vacina é indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos e é aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
A Qdenga é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença.
Com a aprovação da ANVISA o imunizante já está apto a ser comercializado no Brasil, tanto na rede privada, quanto no Sistema Único de Saúde (SUS), caso haja a decisão do Ministério da Saúde decida pela sua incorporação.
Até o momento, a única vacina contra a dengue existente no país era a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Só que a referida é recomendada apenas para quem já foi infectado com o vírus da dengue, protegendo contra uma possível segunda infecção, que, no caso da dengue, pode se manifestar de forma mais agressiva e levar à morte.
Quanto a eficácia da nova vacina, foi transmitido que a Qdenga mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.
__________________________________________
Publicado em: 03/03/2023 – 12:08
Informações: ANVISA/G1
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Homem é preso por dano ao patrimônio público e violência doméstica contra a mãe em Iuiu - 29/10/2025
- Guerra aberta no Rio de Janeiro: cerca de 2.500 agentes entram em confronto brutal o crime organizado; Vários mortos - 29/10/2025
- Adolescente denuncia agressão de ex-companheiro no distrito de Julião, em Malhada - 28/10/2025







