Nível do Rio São Francisco volta a subir, e volume de chuvas registradas neste final de janeiro deixa ribeirinhos em alerta para possibilidade de nova cheia

O nível da água do São Francisco voltou a subir, conforme dados da manhã desta sexta-feira dia 27 de janeiro, na cidade de Carinhanha, no Vale do São Francisco. 

Em comum com as informações fornecidas pelo ex-secretário de agricultura, José Castor, o nível teve aumento de 08cm e chegou a 6 metros. 

A previsão é que o rio sofra mais um aumento de água nos próximos dias, pois segue chovendo em sua proximidade, tanto na Bahia, quanto em Minas Gerais. 

Na manhã dessa quinta-feira 26/01 o município de Malhada registrou muita chuva. Em especial na região dos povoados de Mestre Campus, Canabrava, Pedrinhas e Serra de João Alves, onde inclusive muita água movimentou os córregos locais. 

Conforme dados repassados ao site, em algumas localidades de Malhada foram registrados de 60 a 95mm na última chuva. Só no mês de janeiro, no povoado de Panela do Tapuio, zona rural, já foram contabilizados 225mm. 

A represa de Três Marias, no estado mineiro, está com 80,12% de sua capacidade, indícios de que se continuar chovendo na região deverá aumentar a vazão das comportas, e consequentemente aumentar o nível do Velho Chico. Isso, junto com a água de outros afluentes pode causar uma nova cheia maior que as registradas no final de dezembro do ano passado, e início deste ano, deixando os moradores ribeirinhos em alerta.

__________________________________________

Publicado em: 27/01/2023 – 12:08

da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim