O Poder Judiciário do estado da Bahia, através do juiz de direito da comarca de Carinhanha, Dr. Arthur Antunes Amaro Neves, decidiu em restringir a entrada de público na sessão do júri que irá julgar às 09h00min, nessa terça-feira dia 28 de junho, Joaquim José da Silva Neto, acusado de Matar a criança Iara da Paixão, no distrito de Canabrava, município de Malhada.
A Vara Criminal tomou a decisão nesse domingo 26/06, visando disciplinar a realização da sessão de julgamento, assim como observando o cuidado com a saúde pública, por conta da crescente do novo coronavírus, e também zelar pela ordem pública e segurança do réu, considerando a excepcional repercussão do caso, em especial as experiências de manifestação popular à entrada do fórum na fase de pronúncia.
Com a decisão, só poderá entrar na sala do júri somente: Promotor de Justiça, servidores e estagiários do Ministério Público, acusado e advogados de defesa, servidores, estagiários e empregados do fórum, jurados, testemunhas (pelo tempo do depoimento), profissionais de imprensa identificados, familiares da vítima até o 2º grau (pai, mãe, irmãos, avós), familiares do acusado até 2º grau (pai, mãe, irmãos, avós) e agentes da força de segurança pública.
Ainda conforme o fórum de Carinhanha informou ao Alerta Bahia, está proibida a entrada de profissionais, manifestantes, estudantes ou qualquer pessoa não listada acima.
A sessão que julgará Joaquim terá forte efetivo policial para garantir a segurança do réu e de todos envolvidos, também, manifestações só poderão serem feitas na praça, do outro lado do jardim, e não na frente do prédio do fórum.
Quanto ao crime.
O Ministério Público tentará condenar Joaquim e a defesa tentará absolvê-lo da acusação de ter sido o autor do homicídio qualificado contra a criança de 11 anos, Iara da Paixão, o qual ocorreu no dia (23) de março de 2018, quando ela seguia de bicicleta para a escola, num local chamado Riacho de Tindão, na referida localidade.
Nas redes sociais, pessoas compartilharam cartazes convidando para uma manifestação em busca de justiça, a qual acontecerá no dia da sessão.
O crime é um dos mais repercutidos na região, com proporção alta, tendo sido noticiado em rede nacional. Devido isto, a justiça tem grande responsabilidade com esse tão esperado julgamento, o que acarreta em medidas, como a informada.
Clique AQUI ou no link abaixo e saiba tudo sobre o caso Iara da Paixão.
http//pesquisa-www.alertabahia/tudo-sobre-iara-da-paixão
Veja a decisão na íntegra abaixo.
__________________________________
Publicado em: 27/06/2022 – 09:39
Da redação