Adolescente que toca o terror com pequenos furtos em Carinhanha passou a furtar motocicleta e incendiar pasto

Moto recuperada após furtada/Foto reprodução WhatsApp

Um adolescente de 16 anos, de inicial (W), apesar da pouca idade, é um velho conhecido das autoridades de Carinhanha, no Oeste da Bahia e o nome mais citado em denúncias de furtos que ocorrem na sede do município. 

Com histórico familiar de abandono, o adolescente já esteve internado por 45 dias em um Centro Ressocialização de Menores, mas parece que após esse período, voltou “mais graduado” e ampliou os atos infracionais. 

O adolescente que, inicialmente, chamou a atenção por práticas de atos infracionais análogos a furto de alimentos, depois invasão de dezenas de residências para levar dinheiro e celulares, agora no último final de semana subiu a “patente” e começou a furtar motocicleta. 

De acordo com as informações colhidas, o ato infracional foi registrado em uma fazenda que fica no povoado de Feirinha de Santa Luzia, zona rural do município, no último sábado dia (09) do corrente mês, por volta das 13h, quando o menor (W) entrou na propriedade e levou uma moto pop 100 de cor preta.  O veículo foi recuperado por moradores, ainda próximo do local, já que a moto ficou sem combustível. Já o infrator fugiu assim que foi abordado pacificamente pelos cidadãos, entrando na mata e tomando rumo ignorado. 

Mais cedo, no mesmo dia, o menor, aparentando estar descontrolado psicologicamente, incendiou uma área de pastagem na mesma localidade, próximo ao cemitério. As chamas foram contidas a tempo de se alastrar para outros locais. 

Como se trata de uma pessoa de menor idade, protegido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), poucas informações são passadas pelos órgãos públicos. 

Enquanto as autoridades demonstram uma certa morosidade em adotar providências mais concretas, dentro da legislação vigente, para resguardar a integridade física e mental do jovem, a sociedade vive refém de um indivíduo que comete atos infracionais seguidos e coloca a vida dele e de outras pessoas em risco.  

Conforme dezenas de pessoas ouvidas, várias mensagens analisadas nas redes sociais, e ainda conforme a experiência do repórter que aqui vos fala (David Porto), uma tragédia se anuncia, e quem será o responsável por ela? 

Até o fechar desta matéria, não há informação se o proprietário registrou queixa na delegacia sobre o ocorrido. 

A Secretaria de Assistência Social informou ao site, diante do questionamento, que os órgãos públicos de defesa e proteção às crianças e adolescentes em Carinhanha estão articulados na garantia do mesmo. E informou que aguarda uma decisão do poder judiciário para demais ações. 

A autoridade policial (delegado) disse o disponível quanto à fazer pelo adolescente e suas infrações já foi feito. Inclusive lembrou que a ocorrida internação foi feita por pedido da Polícia Civil, que até mesmo voltou pior. “A questão do _citado_ é de saúde pública. Tinha que internar ele para tratar do vício que ele tem com drogas. Assim seria internação compulsória e o prazo seria indeterminado, até sua recuperação, assim que poderia resolver, e isso não depende da Polícia Civil“.

O delegado ainda informou que diversos boletim quando infrações do menor já foram apurados com materialidade e autoria e remetidos ao poder judiciário.

___________________________________________

Publicado em: 11/04/2022 – 11:18

Da redação

The following two tabs change content below.

    Compartilhe >>

    Telefone

    (77) 9 9960-9570

    Inscreva-se no nosso boletim