A prefeitura municipal de Malhada, sudoeste da Bahia, através da secretaria municipal de educação dará início a “Jornada Pedagógica” na próxima terça-feira dia 06 até dia 09 de fevereiro.
Toda programação do evento já foi divulgado pelos representantes do setor; secretário Célio Brito e a Coordenadora Thaís Guedes, nessa terça-feira dia 30.
TEMA
Educação como ideologia e aprendizagem como direito.
JUSTIFICATIVA
Segundo o dicionário Aurélio, educação é o ato ou processo de educar-se é ainda a aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano; pedagogia, didática, ensino. Partindo deste pressuposto reconhecemos que educar é também um ato político que envolve compromisso e desejo, não se pode conseguir êxito em nenhuma área se não houver plano, estratégias e princípios. A educação se baseia em metas e estas nascem da necessidade de cada localidade, de cada especificidade. Reconhecemos as dificuldades que assolam as instituições escolares em todo Brasil e permeia pelo município de Malhada, pois sabemos que ainda não alcançamos os índices que almejamos e sinalizamos em nosso PME – Plano Municipal de Educação, no entanto é necessário conhecer o aluno, suas especificidades e singularidades e garantir a estes os direitos de aprendizagem que as Leis que regem a educação em nosso país os conferem. Desta forma a presente proposta de Jornada Pedagógica busca trazer ao chão da sala de aula o resgate da educação como instrumento transformador e essencial.
Objetivo Geral
Resgatar o encantamento e garantir os direitos de aprendizagem aos nossos educandos;
Cronograma
06/02/2018
Manhã
1º dia Abertura:
08:00 = Credenciamento e café da manhã;
09:00 = Composição da mesa e solenidade;
10:00 às 12:00 = Palestra com Vasco Moretto com o tema: “A construção interativa do conhecimento, em busca do desenvolvimento de competências”
Vaco Pedro Moretto, mestre em didática das ciências pela Universidade Laval, Québec, Canadá. Licenciado em Física pela UNB e especialista em avaliação institucional pela Universidade Católica de Brasília- UCR. Foi diretor pedagógico da Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AeuDF e atualmente dirige a Vasco Moretto Consultorias Educacionais S/C Ltda.
Autor de livros como:
- Prova um Momento Privilegiado de Estudo Não um Acerto de Contas;
- Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências;
- Construtivismo a Produção do Conhecimento Em Aula;
Reflexões Construtivistas – a Produção do Conhecimento Em Aula;
Almoço
Tarde:
14:00 = “Oficina Prática docente”;
Oficineiros:
- Karla Mychely Teles de Miranda Santana;
- Nicelia pereira da silva Cotrim;
- Kélvia de Almeida Conceição de Souza;
- Monique de Souza Silva;
- Viviana de Jesus Silva Gomes;
Oficina: “Educação para as relações étnico-raciais e a Lei 10.639: implicações em sala de aula”;
Oficineira: Luciete de Cássia Souza Lima Bastos;
17:00 = Apresentação e seleção do Projeto “Professores que Inspiram”
Atenção, os interessados em participarem do Projeto acima citados por favor procurem as unidades escolares em que atuam para realizarem sua inscrição. As inscrições serão realizadas a partir do dia 31/01/2018 até dia 02/02/2018 durante o atendimento da escola.
07/02/2018 Segundo dia Manhã e Tarde Continuação com as oficinas.
08:00 Café da manhã
12:00 = Almoço
15:00 = Lanche
08 e 09/02/2018 (quinta e sexta feira)
Planejamento com os coordenadores nas unidades escolares;
Entregas de turmas e planejamento da primeira quinzena de aula.
Post – 30/01/2018 – 14:30
Redação: Alerta Bahia
Edição: David Porto
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Ex-vereador Mundinho da Oficina esclarece que não votou no projeto de lei que criou a taxa do lixo em Carinhanha - 14/01/2025
- Veículo com indícios de adulteração é apreendido pela PM em Serra do Ramalho - 14/01/2025
- Chuvas somando mais de 100mm fazem córrego de Serra de João Alves transbordar e interditar trecho da vicinal principal do município de Malhada - 13/01/2025