Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) divulgou nessa sexta-feira dia 10 de setembro, o estado confirmou 13 casos da doença de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”, notificados de janeiro até o presente mês.
As notificações vieram dos municípios de Maraú, Salvador, Alagoinhas, Mata de São João, Camaçari e Simões Filho, das amostras, pelo menos cinco ainda estão em apuração.
Doença de Haff , mal que provoca extrema dor e rigidez muscular, dor torácica, além de falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo, podendo causar falência renal. Pessoas com a doença apresentam urina na cor de café, causada pela elevação da enzima CPK, associada à ingestão de pescados.
Entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017 foram notificados 71 casos de doença de Haff nos municípios de Salvador, Vera Cruz, Dias D’Ávila, Camaçari, Feira de Santana e Alcobaça, onde foram registrados dois óbitos, segundo informou a SESAB.
Em 2020 surgiram casos da doença nos municípios de Camaçari, Salvador, Feira de Santana, Entre Rios, Dias D’Ávila e Candiba, totalizando 45 casos notificados. Destes, 40 foram confirmados e cinco foram descartados, sem registro de óbitos. A secretaria recomenda que sentindo sintomas como: dores musculares e apresentar urina escura após o consumo de peixes ou crustáceos, as pessoas procurem imediatamente uma unidade de saúde.
__________________________________________
Post – 11/09/2021 – 08:23
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Malhada: Casal é conduzido para delegacia após denúncia de ameaça no âmbito da Lei Maria da Penha - 24/11/2024
- Mulher aciona Polícia Militar após ser agredida e ameaçada de morte pelo companheiro em Carinhanha - 24/11/2024
- Polícia Militar apresenta motocicleta, armas brancas e demais objetos apreendidos em fazenda da Calsete invadida em Carinhanha - 22/11/2024