
Em operação denominada “Varredura”, a Coelba recuperou cerca de 2 milhões de kWh de energia no Sudoeste baiano. Segundo a entidade divulgou, em cinco meses de ação pela região foram realizadas 8.600 inspeções, nelas encontradas mais de 900 irregularidades.
Ainda conforme a Coelba, esse volume de energia furtado é suficiente para abastecer uma cidade como Ibicuí por três meses.
A ação no município de Vitória da Conquista, em três dias foram inspecionadas aproximadamente 100 unidades e identificadas 70 ligadas de forma clandestina.
“O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode provocar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos”, disse a Coelba
A fiscalização contou com o apoio da Polícia Militar do distrito. Essas ações também são realizadas com o apoio da Secretária de Segurança Pública, em todo o estado, e tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e impactos das irregularidades.
A Coelba reforça que quem faz ligação clandestina corre o risco de sofrer acidentes graves, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Os técnicos da Coelba recebem horas de treinamentos específicos para atuar na rede elétrica.
_______________________________________________________________________
Post – 10/06/2021 – 09:24
Da redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA

- Defesa de carinhanhense preso por estupro cometido no estado de São Paulo alega que ele não sabia da existência do novo mandado de prisão - 23/04/2025
- Prefeitura de Carinhanha divulga resultado preliminar do processo seletivo para contratação temporária de profissionais para a educação - 22/04/2025
- Meio ao aumento na taxa de obesidade no Brasil, Nutricionista orienta como emagrecer com saúde - 22/04/2025