
O juiz eleitoral de Macaúbas, região Velho Chico do estado da Bahia cassou os mandatos de quatro vereadores do partido Democratas (DEM) por utilizarem candidaturas femininas fictícias (Candidatas Laranja).
A decisão foi publicada na tarde dessa terça-feira dia (05) de maio, pelo juiz Flavio Ferrari que aceitou a acusação de suplentes que informavam o uso da candidatura de três mulheres, inclusive uma a esposa de um destes vereadores do DEM. Ainda segundo a ação, as mesmas nem se quer fizeram campanha.
Segundo decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2019, quando houver comprovação de fraude na composição da chapa de uma coligação para que a cota de 30% de candidaturas de mulheres seja alcançada, o que ficou conhecido como candidaturas laranjas, todos os eleitos por aquela coligação, ou seja, a chapa inteira eleita pelos partidos, será cassada.
Em Macaúbas a cassação atingiu os vereadores: Ricardo Azevedo; Rosenilto Defensor; Marcelo Antônio e Jurandi de Souza.
_______________________________________________________________________________
Post – 05/05/2021 – 16:28
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Exclusivo: Bazim de Serra do Justino morre em confronto com policiais do 4º Pelotão e da RONDESP-MO em Malhada - 04/11/2025
 - Inicia período de defeso dos Rios e lagoas em Carinhanha e Malhada: Meio ambiente promete fiscalização intensificada - 03/11/2025
 - Vândalos danificam túmulos no cemitério de Canabrava em Malhada: comunidade pede ação - 03/11/2025
 
								
								






